Publicidade

segunda-feira, 1 de junho de 2015 Novela, Pitaco, TV aberta | 17:44

Desabafo de autor sobre fracasso de “Babilônia” comove (e assusta) na Globo

Compartilhe: Twitter

Se era para ser uma entrevista honesta, sincera e comovomente sobre o fracasso de “Babilônia”, Gilberto Braga acertou no tom em desabafo ao jornal “O Globo” de domingo (31). Comove mais ver que ninguém além do autor e da direção da novela parece preocupado: nas redes sociais, nem Bruno Gagliasso ( postando fotos no paraíso), nem Camila Pitanga, nem Gloria Pires (postando fotos de bijuterias) nem ninguem se manifestou até a publicação desta coluna.

Uma coisa é sucesso na novela: o visual de Gloria Pires

SIGA O BLOG NO INSTAGRAM

E, em torno do assunto e por causa dele, o dia foi tumultuado no Projac. Um apresentador da emissora chegou a dizer para quem quisesse ouvir que jamais tomaria tal atitude para defender seu programa nos piores dias. “Nunca deve-se admitir um fracasso desses”, dizia. Alguns concordaram que a atitude de Gilberto Braga, calado desde o início da novela, em março, assustou. Afinal, ele enfrentou toda tentativa de ataque, até boicote de evangélicos.

SIGA O BLOG NO TWITTER

Humilhação?

“Sofro a humilhação pública diária de perder para a novela das 19h, I love Paraisópolis“, afirmou o principal autor da novela das nove.

Mesmo com Camila Pitanga, Fernanda Montenegro, Adriana Esteves e Gloria Pires no elenco principal, a trama não decolou. Ao contrário, afundou. “É uma decepção muito grande. Escrevo achando que está bom e na Bahia e em Goiás dou 12 de audiência. O que é isso?”, questionou Braga, prestes a completar 70 anos, mostrando-se deprimido com a situação. No bate-papo, informa que é dependente de remédios “tarja preta”.

Por trás de sucessos como “Dancin´Days” e “Vale Tudo”, ele vai ainda mais longe: acredita que o país encaretou de vez! Há algum tempo, perguntamos: por que “Babilônia” fracassou? Para a maior parte dos internautas, o que atrapalhou a trama foi “o excesso de maldade”. São muitas traições, falcatruas, golpes, sexo, drogas e violência.

Pitaco

Particularmente, acho o texto ruim e repetitivo. Raramente vejo os personagens tomando algum rumo que leve a gente junto, que faça valer a pena torcer ou odiar. Somente Inês, às vezes, ganha minha simpatia naquela ânsia por se dar bem e se vingar.  Vez ou outra me vejo adiando o jantar ou correndo um pouco mais na esteira enquanto as cenas de Adriana Esteves estão passando. E só!

E  você, o que achou da atitude de Gilberto Braga? Concorda com o autor? O espaço para comentários é de vocês, gente!

Autor: Tags: , ,

259 comentários | Comentar

  1. 309 charles 14/06/2015 13:28

    SEMPRE GOSTEI DO GILBERTO BRAGA, ESCREVEU NOVELAS INCRIVEIS
    COMO
    LOUCO AMOR
    VALE TUDO
    A INESQUECÍVEL “O DONO DO MUNDO”
    CELEBRIDADES E PARAISO TROPICAL

    MAS REALMENTE BABIOLONIA É UMA CATASTROFE COMPLETA, E NÃO É POR CAUSA DO BEIJO DAS SENHORAS, ISSO SÓ ATIÇOU O PUBLICO.

    A NOVELA É RUIM PORQUE NÃO TEM NADA DE BOM, O ENREDO É PESSIMO, A DIVULGAÇAO ANTES DA NOVELA INICIAR FOI FRACA, A ABERTURA É UMA DAS PIORES QUE JÁ VI, A TRILHA SONORA NÃO CHAMA ATENÇÃO E A ESCOLHA DE ADRIANA ESTEVES FOI A PIOR POSSIVEL, CAMILA PITANGA TAMBEM NÃO VAI BEM

    OS PERSONAGENS NO GERAL SÃO DESINTERESSANTES E AS HISTORIAS PARALELAS NÃO PRENDE NINGUEM. ENTAO ME DESCULPE GILBERTO, TALVEZ A CULPA SEJA ATÉ MAIS DE SEUS DOIS PARCEIROS, MAS ESPERO QUE ESSA NOVELA ACABE LOGO, E QUE VOCÊ RETORNE LOGO, COM ALGO A SUA ALTURA. QUEM ESCREVEU VALE TUDO E O DONO DO MUNDO NÃO PODE TER SIMPLESMENTE ESQUECIDO COMO SE FAZ. ACREDITO QUE ISSO SEJA APENAS UMA FASE RUIM.

  2. 308 naty 05/06/2015 10:16

    Já se foi o tempo de Novelas, digo de boas novelas, na babilônia tem muitas celebridades como também muito papel sujo, na minha casa babilônia não tem vez, nunca que ao chegar em casa vou ligar a tv pra assistir , traição, sexo, drogas , brigas e casais do mesmo sexo se beijando, porq toda novela agora tem q ter casal gay? eu não tenho nada contra , mais pra que essa pressão é pra mostra pra sociedade que temos q aceitar e instruir os nossos filhos a assitirem tal nojera, no momento de formação da criança, aonde nós pais queremos o melhor para nossos filhos, sinceramente a globo só gosto do jornalismo, o resto não tem vez na minha casa, pós o meu lar tem que ser hambiente familiar e agradável aos olhos de DEUS, porq aquilo que entra na sua casa ou é pra edificar ou destruir, babilônia já estar destruida!!!!!

  3. 307 Daniel 04/06/2015 11:55

    Pessoal, eu me minha família mudamos para carrossel no SBT. Façam isso e não vão se arrepender. Muito mais família do que essa trama maldosa e com imagens absurdas que vão contra os conceitos primários de família e respeito.

  4. 306 Seba 03/06/2015 20:14

    Ninguém tocou no ponto que são os próprios “escritores” que querem impor o seu modo de vida ao resto da população achando que por trabalham na GROBO (e é GROBO de próposito para imitar um personagem de um dos maiores ESCRITORES de humor – Chico Anísio) estão acima do mal do bem e da moral, além de obviamente acima da lei como nossos políticos

  5. 305 Ivone Borges 03/06/2015 18:22

    Eu adoro todos os atores, mas, acho que a novela está ruim em todos os sentidos. Queria chegar em casa e poder assistir a novela mas só tem maldades, nada prende.
    Quantas saudades das novelas Selva Pedra – (1 versão), Dancing Days, Bem Amado e outras….!!!!
    A Globo não está vendo isso, ouvindo os telespectadores não estão mais preocupados, deveriam verificar e ficarem mais atentos.

  6. 304 sher 03/06/2015 17:26

    acho que é melhor todo ir assistir a novela turca da Band…
    muuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttttooooooooooooooooo melhor que esse monte de maldade, traição, mostra de falta de caráter…
    Gente! Já não basta o que passa nos telejornais???
    Esse é um momento de relaxamento, descontração…Eu quero ver gente feliz, fazendo o bem
    é isso… 😉

  7. 303 ROGERIO SANTOS 03/06/2015 17:24

    Senhor Gilberto, o problema é que estamos cansados de ver as mesmas cenas, com os mesmo atores. Quando vi a Adriana Esteves no começo da novela, gritando, xingando, parecia que estava vendo Avenida Brasil. Era o mesmo personagem. E a Gloria Pires, igualzinha em O Rei do gado, maldosa, vingativa. Sem falar na Camila Pitanga que sempre faz o papel de coitadinha e dona da verdade. Para. Não aguento mais ver os mesmos personagens encarnados nos mesmos atores. O que vocês precisam é inovar o elenco ou dar um tempo maior para eles voltarem a atuar. Mal acabam uma novela e já estão de volta. Isso cansa. E também queremos chegar em casa e ver algo bom, útil, agradável e não ver maridos trocando esposas por ninfetas, esposas traindo os maridos com q

  8. 302 Aline 03/06/2015 17:11

    O mundo já está uma guerra, uma violência diária quando temos tempo para nos descontrair e assistir uma televisão ela simplesmente invade nossa casa querendo nos obrigar a achar normal o anormal.
    Ela vai contra todos os princípios e deveres , na novela simplesmente tudo é normal (drogas , sexo, homossexualismo dentre outras coisas ) não sou careta , porem tenho um filho que não assiste a rede globo , pois a mesma insistentemente agora tem a necessidade de implantar na cabeça dos seres humanos que tudo é normal que não existem princípios.
    Acho que cada um tem que escolher o que realmente vai ser no seu momento certo , mas o que percebo é que o quanto antes a emissora tem a necessidade de implantar o desejo sexual , a homossexualidade , o uso de drogas , a violência na vida dos jovens.
    Não é só a novela babilônia que mostra isso , assim como a malhação que precocemente no horário da tarde também vende essa ideia

  9. 301 MILWAYNE FERREIRA GONÇALVES 03/06/2015 16:15

    É REALMENTE , DEPOIS DESTES TODOS COMENTÁRIOS , O ÚNICO CAMINHO PARA SALVAR A NOVELA , E LER O COMENTÁRIO NUMERO 165 , NÃO TEM OUTRA SOLUÇÃO. BOA SORTE !!!

  10. 300 Daiana 03/06/2015 16:03

    Boa tarde!
    Na minha opinião, essa novela mostra a nossa realidade, e muitas pessoas não quer ver isso, por isso fracassou.

  11. 299 Fábio Mendes 03/06/2015 11:20

    É isso ai…aos poucos a família brasileira de bem vai dando sua resposta! chega de lixo novelístico global invadindo os lares e tentando, através da engenharia social, incutir comportamentos degradantes na sociedade como sendo “naturais e normais”! Ao optar por fazer, mais uma vez, lobby gay com novelinhas de quinta categoria, ponto beijo homossexual entre duas senhoras num horário em que temos ainda crianças na sala. A família brasileira não é obrigada a engolir esse tipo de coisa passivamente.

  12. 298 Adriana 03/06/2015 11:18

    Repetitiva e sem nexo algumas situações! Eu adoro novela, mas realmente essa é mt ruim. Ok, estamos vivendo a liberdade sexual, as conquistas homossexuais, mas é um erro GRANDIOSO tentar enfiar por nossas goelas e olhos, que é mt simples um bj gay!! Não é! Não adianta fazer novelas e colocar em tds elas que homem bj homem sim! Que mulher bj mulher sim! Sabemos disso, mas não sejam tão impositores. O público que assiste novela deve ser, quase posso afirmar isso, em 70% de senhoras e senhores mais prudentes e com mts ressalvas a tanta exposição. Não sou preconceituosa, mas TV é um veículo de opiniões e imagens, que podem afetar a vida das pessoas. Eu mudo o canal, qdo começa a novela. As vezes, tento assistir, mas ai vem aquela resenha chata de vingança… de inveja… Já deu!!

  13. 297 Roberto 02/06/2015 21:31

    Não estou aqui para bancar o bom samaritano. Mas, verdade seja dita.

    Que isto sirva de lição para os outros novelistas e autores de novelas.

    -Ótimos atores mal encaixados na trama não é certeza de grande audiência.
    -Bater de frente com grupos religiosos e ortodoxos não vão aumentar a audiência das novelas.
    -Globo ultimamente está exigindo muito dos autores de novelas para que coloquem temas tabus para a sociedade. Mas, que já está se tornando ares de provocação para o telespectador. Não satisfaz somente um beijo gay em uma novela, mas em praticamente todas. Está ficando apelativo demais.
    -Estão exagerando demais em temas que a sociedade está cansada de ver.
    -Não se fazem mais novelas boas como antigamente.
    -Está na hora de aparecer novelistas mais novos e criativos.
    -E pra terminar. Globo reprisa logo Avenida Brasil. Ô, IÔ, IÔ. Ô, IÔ, IÔ.

    E próxima segunda, estréia, a sua nova novela das 9h. Jerusalém. kkk

  14. 296 Mr.??????? 02/06/2015 21:03

    Diante dos fatos Gilberto Braga, Silvio de Abreu e cia usaram a velha desculpa de culpar o público pelo fracasso da obra…no caso de Babilônia da mesma forma que outras novelas recentes da Globo (com exceção de algumas como 7 Vidas, Pedacinho de Céu, Amor a Vida, Avenida Brasil, Império, ,etc) foi valorizar mais o elenco e dar menos importância ao enredo (deram mais enfase a baixarias e afins)…Off.: De que adianta assistir uma emissora que não tem respeito pelo seu público, uma emissora que tirou os seus programas favoritos por satisfazer o ego de um dos chefões, ou ainda que se diz a favor da família, se diz moralista, mas exibe pornografia, palavrões, que fica atacando a concorrência, prega a hipocrisia e afins? Estas são as características das emissoras brasileiras tanto do canal aberto quanto do canal fechado…

  15. 295 Maria Amelia 02/06/2015 16:36

    A vida já esta um caus, tudo que esta na novela é a vida real.
    Liga a televisão para assistir um jornal é só tragédia, começa a novela é só pornografia e tragédia.
    Quem tem TV a cabo, troca de canal, quem não tem desliga a TV e liga um som e vai ouvir música.
    Se a novela é uma história escrita, temos que ter mais gosto para escrever. O que esta faltando, para os autores, é mais romance, mais humanidade, mais amor no coração.
    Hoje você vai assistir uma novela das 9h é o mesmo que estivesse assistindo a um filme porno, é sexo explicito, aqueles filmes bem bagaceiras.
    Eu mesma nunca mais assisti as novelas da 9h. Tem outras programações bem melhores em outras emissoras.

    • lindinaldo hora 02/06/2015 21:19

      Dramaturgia não é abundancia de exageros. haja vista, que o foco é trabalhar a historia, desenvolver bem, dentro do equilibrio e enriquecendo os personagens com uma boa atuação e um epílogo feliz e coerente.

  16. 294 angela maria de sousa 02/06/2015 16:26

    o nome ja diz tudo, Babilonia e tudo que vivemos nos dias atuais e a Globo so simplesmente gosta d tudo o q nao presta, simplesmente apelou, ridicula.

  17. 293 francatasf 02/06/2015 16:12

    Esse cara devia ter vergonha na cara e não escrever essa porcaria de novela cheia de viadagem, e já tem outro viadão escrevendo outra novela com as cenas de viadagem tomara que o povo brasileiro faça o mesmo

  18. 292 ze cejames 02/06/2015 16:10

    Fracassou porque não tem conteúdo , a Globo abraçou a causa gay e tá morrendo abraçada com isso. Os personagens ou são maus demais , ou caricatos e “bonzinhos” demais. E é sempre aquele negócio de querer mostrar a favela como um lugar lindo de se viver , e cheio de gente boa , na realidade vemos outra coisa. Enquanto eles não voltarem a mostrar temas como os de Pantanal , renascer , pedra sobre pedra , roque santeiro , isso prá ficar nas folclóricas SÓ VÃO DESCER LADEIRA ABAIXO . Eles estão reprisando o rei do gado que fala de temas muito mais relevantes. As novelas são vazias , sem personagens carismáticos , aqueles em quem o povo se espelha. A Globo ao invés de educar o povo através de seus temas , resolveu nivelar tudo por baixo. E dá-lhe funk , baitolice , pagode , favela , barraqueiras e etc…. é fim………game over.

    • Silvio Ricardo 02/06/2015 23:32

      Eu acho que o povo brasileiro está querendo viver uma realidade fictícia da mostrada na novela. O Brasil hoje é um pais desacreditado, corrupto, cheios de maldades e falcatruas. O Brasil hoje é a Babilônia. Pare,pensa e reflita, sem essa demagogia barata e fajuta, contra a Globo, que todos criticam mas estão ligados.

  19. 291 VALDIR PALMA 02/06/2015 16:06

    AUTOR AINDA TEM DUVIDA PORQUE NAO DEU CERTO? POIS SO ENSINA O QUE NÃO PRESTA O QUE VEMOS NA NOVELA ´O QUE ESTÁ NAS RUAS QUEREMOS CHEGAR EM CASA E ASSISTIR ALGO QUE NÃO AGRIDA NOSSAS FAMILIAS E NÃO ESSAS BAIXARIAS APRESENTADASS EM FORMA DE NOVELA ACHANDO QUE TODO MUNDO É OBRIGADO A ASSISTIR PARABENS A TODOS OS BRASILEIROS QUE ESTÃO ACORDANDO PRA REALIDADE TODO MUNDO SABE O QUE É BOM OU RUIM ENTÃO A DESCISÃO ESTA EM NOSSAS MÃOS PARABENS A TODOS QUE MOSTRARAM A REDE GLOBO QUEM REALMENTE PODE MUDAR ESSE PAIS.

  20. 290 ARB 02/06/2015 15:53

    Um gay que faz um papel cômico sempre fará sucesso. Todo gay bem humorado é divertido… Mas aí a vc colocar um gay se pegando com outro e sair gritando que temos que aceitar pois senão é preconceito é de uma falta de carater imensa… Quem sabe o que é melhor de assistir dentro de minha casa sou eu. Se vejo um gay conversando e rindo eu até me divirto, mas se vejo se esfregando eu logo saio de perto… Na rua tem de tudo, mas dentro da minha casa entra quem eu quero e o que eu quero por qualquer meio…
    P.S.: Mudar de canal não anda adiantando inclusive…

  21. 289 Luciana 02/06/2015 15:48

    Olá,

    Acho que ele não está errado em assumir que foi um fracasso no começo, mas se ele ainda tentar mudar a história pode ser que atenda ao público.Sinceramente adoro as novelas escritas por ele mas a minha atenção antes da novela na Globo é os 10 Mandamentos me cativou mais e quando termina que eu vou para a Globo.

  22. 288 Marcia Bicudo 02/06/2015 15:34

    O que gosto da Rede Globo é o refinamento que seus programas exibem, acredito que nos dias de hoje as pessoas exploram muito o sensacionalismo, não gosto da Record, acho a produção dos seus programas “chulos” e o SBT nem sempre demonstra segurança.
    Gosto sim da novela, alias novela é misto de algo que sabemos que acontece, mas chegamos a duvídar que exista. Caros amigos erros, acertos, produção, todos tem, porém uns tentam apresentar melhor. Vamos falar sério com o time de atores que a novela trás a história chega ser até irrelevante. Aplausos para o elenco e aplausos muito aplausos para o autor que não teve medo de mostrar em tão pouco espaço o que acontece no mundo sujo das Empresas.

  23. 287 Derivaldo 02/06/2015 15:31

    Se a Globo levasse em consideração a ação repudiante do povo e da família brasileira, não estaria surpresa. É preciso se resgatar as boas novelas, sem precisar baixar o nível. Será que os atores e atrizes que participam dessa novela gostaria que acontecesse o que encenam em suas casas, tendo sua família como telespectadores. Duvido. Os que não deram ibope a este fiasco que fere os valores morais da família, estão de parabéns.Ah! para não esquecer é louvável também o autor que escreveu a novela, nem a ele mesmo agradou. Foi sincero. Está salvo dessa babilônia. Faltam os outros.

  24. 286 cida Souza 02/06/2015 15:23

    não gosto da atitude do prefeito, acho muito mal gosto , a mãe do prefeito outra louca desvairada, a Beatriz é nojenta, O papel do Luiz Fernando é ridículo, alas essa novela está tudo muito exagero, não tem atrativos não tem uma istoria legal.

  25. 285 Marcio Nogueira 02/06/2015 15:22

    Lamentável Gilberto Braga colocar a culpa no telespectador. Os autores é que estão com ideias ultrapassadas e fracas. Não é por causa das cenas fortes que o povo troca de canal ou desliga a TV, mas sim por causa da pobreza do texto e as tramas que não chamam a atenção.

  26. 284 wilma 02/06/2015 15:12

    acho que o povo não esta muito interessado em assitir com os filhos assuntos sobre homossexualismo e sexo explicito nada contra quem quiser formar familia homofobica pode formar mais deixar meus filhos assistir pra passar pra eles que isso e correto jamais e a tendencia e piorar experimentem fazer novelas como antes sem esse tema polemico ai sim vcs vao ter resultados…

  27. 283 Andreia 02/06/2015 15:05

    Não adianta um elenco de peso se o enredo não é bom ;;outro motivo se deve o fato da novela anterior ter feito muito sucesso e tambem muita informação negativa com temas pesados p/ familia não muda as historias são sempre as mesma nessa novela ta muito sem sentido então perde o interesse de asssitir ,,rede globo e capaz de fazer novelas melhores e so voltar no tempo e rever as novelas cheias de historias boas e de conteudo ;;mas é so as novelas outros programas precisa de ajustes ,,aqueles dois la no vifdeo show não apresentam nada so fazem bagunça acham que são engraçados mas ta fciando esculachado e sem graça ,,me admira muito a rede globo aceitar isso..;;/;;

  28. 282 janete 02/06/2015 14:45

    Há tempos não vejo novela do horário das 9h, pois, mesmo com bons elencos, as tramas começam bem, mas acabam ficando desinteressantes e dando baixos índices de audiência, portanto, Gilberto Braga não é o único autor que não emplacou no horário. O diretor Denis Carvalho disse em entrevista que o público está careta, porque condena as maldades e atitudes politicamente incorretas dos personagens, que a trama deve ser vista como entretenimento, não como verdade. Mas há maneiras de se contar histórias do bem contra o mal, de injustiças, de preconceitos, e a maneira como Babilônia está sendo contada, assusta, choca, a mão do autor ou do diretor está muito pesada, carregando de mais na tinta. Entretenimento que o público quer é a história de mentirinha, sim, mas num tom mais suave. Dureza, basta a que vemos todos os dias na mídia.

  29. 281 FRANCISCO RIBEIRO 02/06/2015 14:43

    REALMENTE A NOVELA É UMA BOSTA. SÓ APRESENTA MALDADE, FALCATRUA, GOLPES, ETC., OU SEJA TUDO AO CONTRÁRIO DO QUE DEVERÍAMOS APRECIAR PARA UMA NOITE MELHOR. POR QUE AO EXEMPLO DO BLATER (DA FIFA) ELE NÃO RENUNCIA. TÁ NA HORA DE SE APOSENTAR GILBERTO BRAGA. DESTA CANETA NADA MAIS SAI.

  30. 280 GABRIEL REZENDE 02/06/2015 14:40

    REALMENTE, NÃO VALE APENA VER ESTA NOVELA,POIS NOS CHEGAMOS DO TRABALHO
    P/ DESCANSAR,E VER UMA NOVELA COM UMA HISTORIA BONITA,COMO A DAS 18HORAS
    SETE VIDAS,UMA NOVELA QUE PRENDE,A AGENTE APRENDE REALMENTE O QUE É O DIA DIA DAS FAMILIAS,ATE P/ FALAR SOBRE A ESCOLHA DA SEXUALIDADE DE CADA UM.
    FICO ESPERANDO O DIA SEGUINTE P/ PODER VER. EM QUANTO ISSO A DAS 9HORAS,
    MUDO DE CANAL,NÃO VALE APENA,É MUITA SACANAGEM, VINGANÇA, TRAIÇÃO.
    ESTOU FORA.

  31. 279 Ricardo Barreto 02/06/2015 14:37

    Acho que tanto a Globo quanto o autor perderam a mão no que diz respeito ao conteúdo das novelas. Resolveram levantar a bandeira de uma minoria e esqueceram de observar o anseio da maioria. A grande mídia prestaria um grande serviço a sociedade de se nos dessem mais exemplos e referências de nossas virtude e não de nossas mazelas.
    Precisamos de exemplos de bom caráter para termos como referência, de mau caratismo já estamos fartos! Precisamos de estórias que nos inspirem amor; solidariedade; compaixão; honestidade; fidelidade e tantos outros sentimentos nobres! Inveja :traição e mau caratismo, não obrigado já temos bastante! Precisamos muito mais de” Laços de Família” do que de” Babilônia”. Fica a dica!

  32. 278 Viviane Andrade 02/06/2015 14:35

    Que tal uma novela onde não sintamos vergonha de ser brasileiro, de ser mulher, de ser político entre outros. Tem brasileiro honesto, digno, fiel, correto, etc.

  33. 277 Viviane Andrade 02/06/2015 14:32

    Penso que nós brasileiros queremos uma vida melhor, um país melhor, amor, alegria, felicidade no dia-a-dia já tão sofrido para a maioria das pessoas. Enquanto estamos tentando resgatar os valores da família, o matrimônio, a cumplicidade, fidelidade e o respeito a nós mesmos e ao próximo, a novela mostra somente o contrário. Mostra o trabalhador grosseiro, mal educado, sem nenhum trato, como se pobre não tivesse direito a nada. Isso é irreal. Trabalhadores são pessoas honestas, educadas, gentis, preocupados com o bem comum. Claro tem exceções, mas não é maioria. O tido como bem de vida (rico), tem tudo, consegue tudo. Não tem justiça. E a justiça divina, ela existe sim. Político corrupto, não precisamos de novela para nos conscientizarmos como antigamente. Que tal fazer uma novela onde o trabalhador é valorizado, onde a família é respeitada, não importa se de hetero ou homossexuais, mas famílias dignas que são felizes, que partilham, que tem senso de pertença, sem apelação sexual, traições, prostituição, etc.

    • rita de cacia da silva 02/06/2015 15:59

      eu tambem não tenho muito interesse nessa novela, tem muita maldade de beatriz, e de maldade o brasil já tá cheio de mais. fica mostrando uma mulher que mata um pai de familia e um inválido e não tem um pingo de remorso. vai dormir como se nada tivesse acontecido. camila pitanga tá chata e aquela atriz mirim que faz o papel da filha dela também e uma menina cchatinha dimais, é uma péssima atriz. tem muitos atores maravilhosos, mais a novela falta coisa boa, nem uma musica romantica tem para um casal romatico,m alias não fala de amor só de sexo. eu não me prendo a essa novela, sou mais a das sete horas é muito boa.

  34. 276 Lenilda 02/06/2015 14:30

    Jamais assistirei as novelas da globo, a novela 1001 NOITES da BAND é linda, a cultura familiar é preservada, e os problemas são resolvidos com muito amor. A novela da BAND é totalmente livre de cultura degradante, é uma novela para assistir em família.

    • Mônica 02/06/2015 15:43

      Concordo plenamente.
      Eu que já não assistia novelas há muitos anos, não perco um capítulo de 1001 noites. A novela é maravilhosa.

  35. 275 Vitor Guedes 02/06/2015 14:25

    Ainda bem que ninguém esta vendo.

  36. 274 Vitor Guedes 02/06/2015 14:24

    Ainda bem que ninguém esta vendo esta porcaria.

  37. 273 Marcia 02/06/2015 14:20

    Acho que tudo começou, quando se quis fazer do apelo em cenas mais quentes, a tentativa de subir o Ibope..As cenas de sexo, estão muito reais, e as vezes chegam a constranger quem esta assistindo, não so as crianças mas adultos tambem.. Exemplo: As vezes vc esta assistindo uma novela na casa de uma pessoa a qual vc nao tem muita intimadade , e logo aparece uma cena mais quente, eu fico constrangida em assistir.. Acho que deveriam subentender estas cenas, deixando para a imaginação do telespectador o que vai acontecer…Cenas de muitas maldades, em um personagem e ele sempre escapando,,,isto esta cansando… a gente perde a vontade de continuar vendo a novela.. Outro aspecto, que os autores estão exagerando, toda novela tem que ter um gay… acho que incluindo estes personagens estao tentando acabar com o preconceito, mas na realidade estou aumentando… Por que??? Temos que respeitar a opiniao de cada pessoa, ou seja, se ela não concorda com o relacionamento de ambos os sexo, é um direito que lhe cabe, desde que não prejudique os envolvidos, ela tem o direito de não gostar de ver dois homens ou duas mulheres se relacionarem..Tenho amigos gays, mas confesso que nao estou preparada para ver momentos intimos deles. Não acho que eles devem ser marginalizados por isso, nem excluidos da sociedade, nem perseguidos… Hj os gays estão se assumindo muito cedo, e podendo desfrutar de sua vida, o que nao acontecia antes.. se forem mais discretos acho que sairão mais vitoriosos com certeza.. Confesso que no primeiro capitulo da novela, ao ver a cena do beijo, mudei de canal e nunca mais vi a novela.. Mudei para a Band aonde estava começando uma novela… estou adorando… tem valores, as cenas de sexo são sbentendidas não vi e sem por isso fiquei frustada, cenas de bj são singelas. Alias , depois de muito tempo, assistindo a Globo, não vejo uma novela sequer , as vezes so o globo reporter..

  38. 272 Sérgio Paulo de Oliveira Martins 02/06/2015 14:19

    A novela é uma grande porcaria, e para ser mais sincero é uma afronta ao bom senso e à família. E não me venham dizer que ela retrata a realidade do mundo em que vivemos, pois a realidade do dia a dia é vivenciada na prática e não precisa ser difundida em novelas e seriados, que acabam se tornando em escola de tudo o que não presta para crianças e adolescentes que estão despontando para a vida e precisam receber da mídia valores éticos e morais condizentes com princípios que enobreçam o caráter e não de fatores que destroem famílias. É LAMENTÁVEL!!!
    Como diria Bóris Casoy: “ISSO É UMA VERGONHA!!!”

  39. 271 adriana 02/06/2015 14:03

    acho louvável da parte dele se espor assim,,sinal de que ele também esta percebendo que a novela estrapolou,,,,,pra mim a pior parte foi ver Fernanda e Natalia dando o beijo na boca, totalmente desnecessario,,,,,,até porque na outra novela já havia o casal gay, foi sem nocão da parte dele. e hoje o pessoal que tem tv paga esta assistindo outros programas,, no meu caso prefiro assistir o remake da escrava isaura do q ver a novela dele,,,felizmente os tempos mudam.

  40. 270 p 02/06/2015 14:00

    O PAÍS NÃO ENCARETOU ENTROU NO SÉCULO 21 ONDE O RESPEITO VAI EM TODA A GAMA.
    NÃO SE ACEITA MAIS FORMADORES DE OPINIÃO QUER SEJA EVANGELICO OU GLOBELEZA.

    ELE TA NO SECULO PASSADO QUANDO TUDO DESCIA DE GUELA A BAIXO.

  41. 269 Janeide Sales 02/06/2015 13:58

    Deus continue abrindo os olhos de todos nós, assim podemos contribuir para um mundo melhor que a paz do Senhor esteja com todos nós.

  42. 268 mari 02/06/2015 13:54

    olha realmente essa novela esta deixando a desejar a camila pitanga esta fazendo um papel insuportavel o elenco todo estão ruim mas citando os piores camila pitanga fernanda monte negro bruno galiarço bem muitos outros resumindo a novela esta péssima sempre assistia a globo mas desta vez estou assistindo a recor lamentavel abraço

  43. 267 Luci Soares 02/06/2015 13:49

    Para mim a Globo é uma decepção. O telejornalismo é tendencioso e se presta a ajudar o Brasil a afundar em nome de posições ideológicas vantajosas para se manter no poder e as novelas são de um mau gosto sem limites, fomentando a imoralidade e a violência. Uma família que se preze jamais colocaria a Globo como fonte de entretenimento, pois seus filhos correriam um sério risco de se tornar mau caráter no futuro, devido ao bombardeio de maus exemplos. Com o tempo aquilo que é repreensível e inaceitável, passaria a ser considerado normal. A desordem a que estamos assistindo hoje e da qual somos vítimas, direta ou indiretamente, já é fruto da irresponsabilidade e do desrespeito total de meios de comunicação como a Rede Globo, que há anos vem disseminando seu veneno nos lares brasileiros. O papel desses meios de comunicação é exatamente o contrário, colaborar para a construção de um mundo melhor, com mais amor e menos violência.

  44. 266 irani trancoso 02/06/2015 13:43

    Acho que por você assumir uma opção sexual não quer dizer que as pessoas são obrigados a aceitarem e o autor abordou muitas questões polêmicas de uma vez só, acho que nosso dia a dia já somos obrigados a lidar com tantas questões, como a violência , a falta de pudor, o desrespeito ao próximo, e a televisão traz a todo instante essas questões .Logo a novela não é mais uma distração. Eu parei de assistir , prefiro documentários e filmes , já vivemos todas essas questões na vida real .

  45. 265 walter hazime 02/06/2015 13:31

    A globo investe muito alto em moldar novos padroes p/ a familia brasileira, sendo assim,,,aguentem,,, casais homosexuais aos beijos transbordando felicidade ou seja,, e melhor do que casais convencionais ja obsoletos,, Filhos rebeldes que exigem submissao total dos pais,, cenarios de luxo com atores vestindo figurinos de dar inveja a realeza inglesa, cenas de cafe da manha entao,,,nem em hoteis 7 estrelas de Dubai,,,realmente tem que ter uma mente muito inutil p/ assistir tanto bobozeirol por meses a fio e se nao bastasse,,,, tudo e comentado, discutido e com direito a previssoes dos futuros capitulos???, haja mediocridade ( creio que a culpa seje de nosso ensino basico, medio e superior)

  46. 264 Jade Araujo 02/06/2015 13:27

    Realmente uma vergonha nesta novela, não tenho saco
    para assistir tanta falta de cultura.Que pena….

  47. 263 Carlos D' Ávila 02/06/2015 13:19

    A CULPA NÃO É SÓ DO AUTOR NÃO,É TAMBÉM DOS ATORES “CELEBRIDADES”, QUE APESAR DE ESTAREM MUITO BEM DE VIDA ,QUE GANHAM ALTOS SALÁRIOS ATÉ MESMO SEM TRABALHAR,ESTÃO SE PRESTANDO A PAPÉIS RIDÍCULOS,SE DESMORALIZANDO,DEPOIS DE MUITOS ANOS DE BONS TRABALHOS.DEVERIAM SE SENTIR ENVERGONHADOS DE LEVAR CENAS IMORAIS PARA DENTRO DOS LARES.VAMOS CONCLAMAR SIM O BRASIL INTEIRO PARA NÃO ASSISTIR ESTA NOVELA E TANTAS OUTRAS QUE VENHAM A INFLUENCIAR PARA O MAL.

    • rita de cacia da silva 02/06/2015 16:01

      ai voce já tá falando besteira, parece evangêlico falando

  48. 262 sandro 02/06/2015 13:19

    Essa novela é só sacanagem, safadeza, intriga, sexo, gays, trama interessante pelo visto não tem nada, deixei de ver no primeiro capítulo com um beijo entre senhoras.

  49. 261 maria helena 02/06/2015 13:18

    eu nunca assisti um único dia, porem vejo nas bancas e nos mercados as capas das revistas, querendo promover, a família como lixo, sem moral, sem decência, baixaria total. Não dá para assistir quando temos visitas em casa, muito vergonhoso. A última novela foi de encontro a tudo que este governo quer nos impor: família é lixo!!! querem tirar o pai/mãe do RG das pessoas, como se fossemos inventados ali na esquina. querem tirar nosso referencial de respeito uns com os outros, enfim……não imagino que haja tantas situações que a novela coloca como sendo real. Outro ponto: quem de fato trabalha nas novelas? e como vive com tantos confortos ganhando pouco? ou não trabalhando nada??? voces escritores precisam parar de achar que são Deuses e que estão acima do bem e da verdade.

  50. 260 sandro 02/06/2015 13:15

    É muito simples: gays, sexo, sacanagem, insultos, drogas, beijo entre senhoras, tudo isso ao mesmo tempo querendo mostrar que o mundo mudou, nada disso, podemos até aturar mas ver isso diariamente num horário nobre com crianças ainda na sala não dá não. Suspense e trama fazem parte, mas atacar os bons costumes de uma vez é demais. Novela das 18h tem que ser de época, das 19h divertida das 21h trama sem excessos, nada mais do que isso. Extrapolou mesmo.

  51. 259 Hanna 02/06/2015 13:14

    A novela é muito boa. Os atores nem se fala. A história e os núcleos são completos. O mimimi começou após o beijo gay das duas veteranas. Pq se fossem duas ninfetinhas dando um beijo a audiência ia explodir de tanto marmanjo que ia passar a assistir a novela. Aí foi a deixa que os fundamentalistas religiosos e os “reclamões” oficiais esperavam. O Brasil é um pais preconceituoso ao extremo. As pessoas são inseguras e não confiam na criação que dão aos filhos em casa, por isso tanto incomodo quando a REALIDADE é mostrada na TV.

  52. 258 Sandra 02/06/2015 13:10

    Por mais que tentem mostrar que o brasileiro é permissivo, mais damos mostra de que NÃO SOMOS. Somos tradicionais, caretas mesmo! Se a equipe da Globo não percebeu isso ainda, é porque são muito imbecis. As novelas com maior índice de audiência são aquelas que sabem explorar a sensibilidade do povo. Lembro-me de ALMA GÊMEA. Eu perdia aula por causa da novela, porque apesar das maldades da Cristina (começou com um assassinato e em seguida a reencarnação da alma da vítima numa indiazinha (Serena/Patrícia Fantin). São novelas que nos tocam. Lamentável!

  53. 257 eduardo porto lira 02/06/2015 13:09

    Saudades do grande Dias gomes esse sim, sabia fazer um história para divertir as famílias brasileira, esse tal Gilberto Braga só escreve alguma coisa baseado na sua própria personalidade, achando que toda família brasileira tem um gay ou uma lésbica.

  54. 256 Maria 02/06/2015 13:07

    Volta “Benedito Rui Barbosa” ! De tanta violência, droga, prostituição e maldade o povo já convive com isso todos os dias nas ruas. Queremos chegar em casa e assistir “coisas boas”, “coisas que possam dar mais valor a vida”.

  55. 255 Paulo 02/06/2015 13:06

    Não assisto mais novelas , será que a globo não se toca , que essas porcarias não da ibope , tem que ser novela de época sem trepação , com muito humor , ja estamos o dia inteiros nessas tramas no trabalho na rua ,na escola enfim no meu social ,queremos chegar em casa e relaxar um pouco
    ja imaginou nossos filhos vendo essa porcaria , da até vergonha assistir junto .
    Sabemos que tem homem com homem ,mulher com mulher , pra que mostrar , levantar bandeira pra que , ??????

  56. 254 jacinto vieira 02/06/2015 12:56

    Fernada Monte Negro não precisava submeter a um papel tão ridículo pessoa conceituada ,temos que deixar de vender H. S isto não funciona 70% e de famílias.

    • Marcos 02/06/2015 15:32

      Cara, a Fernanda Monte Negro não apenas se submeteu à esse papel como ainda defende a causa. Quando dos boatos da tal “Cura gay”, ela fez questão de beijar outra mulher na boca como protesto. Ou seja, ela é a queridinha dos LGBT, faz propaganda e ainda financia, de acordo com tudo que a Globo e a mídia vendida quer, então tem mais é que afundar a carreira junto com a novela.

  57. 253 marco aurelio 02/06/2015 12:52

    Não vejo a novela, acho um tema muito desgastante,ultimamente só se faz novela com gays,lesbicas e etc, nada contra, naõ sou homofóbico,mas tudo tem limites,prefiro assistir a novela da RECORD, suave, agradavel e muito boa montagem.
    Acho que a GLOBO , precisa rever seus valores,esta perdendo muito espaço,a qualquer momento outra emissora toma seu lugar de vanguarda.

  58. 252 Celiah 02/06/2015 12:35

    Houve uma época em que valia a pena assistir as novelas da Globo, como por exemplo o Rei do Gado que atualmente esta reprisando e outras tão boas qto. Essa coisa de supervalorizar o homossexualismo, violência, maldades, traições não tá com nada!!! Respeito a sexualidade de cada um, porém a Globo quer obrigar as pessoas a aceitarem como se fosse a coisa mais natural do mundo!!!

    • Luciana 03/06/2015 10:47

      Não sou homofóbica, mas sou mãe de um menino de 8 anos e quero que ele aprenda o valor da família… Eu nunca vi um capítulo sequer desta novela, desde que eu soube que Fernanda Montenegro se prestou a fazer uma lésbica… Sem necessidade de ficar toda novela nos fazendo engolir a valorização do homossexualismo… Não dá… Família acima de tudo…

  59. 251 Roberto Silva 02/06/2015 12:27

    Essa novela, no seu início, teve diversas cenas de maldades e muito “foco” em sexo descabido e exagerado, principalmente, cenas de homossexualismo. Gilberto Braga e Walcir Carrasco precisam, urgentemente, deixar de enaltecer o homossexualismo em suas novelas.

  60. 250 Nice 02/06/2015 12:26

    Acredito que a novela não decolou por que mostra o que vemos todos os dias na televisão, mortes, adulterios e traições e estamos cansados disso, queremos que a novela seja uma distração.

  61. 249 Vanuza 02/06/2015 12:20

    Um bom feedback foi dado aqui. Espero que a Rede Globo leve em consideração todos os comentários ditos e em cima disso, trabalhar o desejo dos telespectadores. Vive-se em um momento de mudanças, eu não assisto à novela Babilônia porém ouço comentários não muito agradáveis sobre os temas discorridos na trama. Ouvi falar que uma gama de cristãos ficaram chateados e ofendidos com o tema da novela e sua personagem principal por se referir à Bíblia.
    Mas uma coisa é fato, a sociedade está em processo de mutação mas ainda com resistência. Existem pessoas que não lidam bem com o homossexualismo abordado em praticamente todas as novelas e séries da Globo, mas, vale lembrar que isso é a realidade. A Globo não está forçando ninguém a se assumir mas de fato fazendo a sociedade pensar nessas questões até então polêmicas.
    O que talvez o público possa estar insatisfeito é o fato de abordarem coisas pesadas como a malandragem, a falta de caráter, etc… Mas se vivamos de forma digna exercendo de fato o bem sem olhar a quem de forma que o mundo se torne melhor, já está valendo. O que não pode é falar mal da emissora e no dia a dia da pessoa, ela fazer igual ou pior o que o personagem faz. Isso sim que é caso de se pensar. Afinal, se não gostam, mude de canal. Vivemos democraticamente. Assim que faço.

  62. 248 Iêda Martins 02/06/2015 12:16

    _ Infelizmente é uma novela que não prende o telespectador eu aproveito para fazer alguma tarefa domestica e se perdo um capitulo não tenho interesse em saber o que aconteceu enfim, quando a gente tem empatia ja sentimos no 1º capitulo eu não deixava de assistir um capitulo de Imperio e assistia na globo.com por causa do imperador que dava vida a novela, vamos a Babilônia a personagem de Gloria Pires não combina com ela apesar de ser minha atriz favorita acompanho tudo sobre ela, ou seja não convence a novela não acrescenta nada, mesmo tendo um elenco sensacional de primeira eu adoro o Gilberto Braga e considerando ele um grande autor Babilônia vc não se indentifica com ninguem não torce por ninguem

  63. 247 marcio 02/06/2015 12:15

    para mim a novela acabou com beijo das duas velhas .assisto novelas da globo desde criança ,mais d uns tempo p/ca não ta tendo geito mais.É UMA AFRONTA A FAMILIA

  64. 246 EDSON 02/06/2015 12:13

    vc falam em democracia em direitos humanos homofobia pedofilia preconceito MAIS VCS NAO CONSEGUEM FALAR EM DEUS!!! FALEM EM DEUS!!! O OCORRIDO COM A FAMILIA DE LUCIANO HUCK E VCS NO JORNAL FALAM EM SORTE EM MUITA SORTE! FALEM EM DEUS!!!

  65. 245 TATIANA 02/06/2015 12:11

    Assisti somente um capítulo da novela e pra nunca mais!!!!! não assisto mesmo!!!!! é muita violência, muita imaginação muita maldade!!!! basta né!!!! acho que já vivemos muita violência em nosso país e não é mais necessário ver uma novela tão violenta e estúpida. Voltemos aos velhos tempos como as novelas “Rei do Gado” (amor/drama) ou ‘Roque Santero”, entre outras maravilhosas…. Os autores precisam rever os objetivos de suas novelas e pelo amor de Deus…. pararem com tanta violência!!!!

  66. 244 fernanda 02/06/2015 12:10

    Realmente, esta novela é arrepiante. Estamos vivendo um momento de tantos períodos desagradaveis, como por exemplo, a corrupção em alta, os bandidos a solta fazendo oque bem entende, falta de segurança, assaltos, ataques terrorista pelo mundo e várias outras coisas e enfatizam na novela vingança, poder, destruição. Sinceramente, como sentar diante de uma tv e assistir esta programação que nos entristece e nos deixa desanimados, onde no final do dia de trabalho, desejamos algo que nos surpreenda para o melhor e não algo que enfatize tantos erros e absurdos.

  67. 243 Lu 02/06/2015 12:05

    Tudo bem que a novela possa não ter “emplacado”,mas não podemos deixar de aplaudir os talentos como:GLORIA PIRES,ADRIANA ESTEVES E ARLETE SALES.
    Gente ,por pior que seja algumas cenas que não tem nada á ver ,por pior que pareça a personagem de CAMILA PITANGA ,nada foi comparado com a ultima novela de MANOEL CARLOS!!!Foi péssima!!!Gilberto Braga é um grande escritor,e se não deu desta vez ,paciência,vamos aguardar a próxima.

  68. 242 karla 02/06/2015 12:04

    Essa novela é ruim, desagradável, não traz entretenimento

  69. 241 EDSON DE ANDRADE JUNIR 02/06/2015 11:58

    A SOCIEDADE BRASILEIRA QUER CULTURA; NÃO AGUENTA MAIS A GLOBO QUERENDO MANIPULAR AS PESSOAS A MINORIA NAO PODE QUERER MANDAR NA MAIORIA EX: ENTÃO TODOS NÓS SEREMOS LADRÕES JA QUE SAO A MINORIA! REFLITAM!

  70. 240 Ulisses 02/06/2015 11:57

    Acho a novela ótima. O país se evangelizou e virou esta babaquice geral, atrasada e hipócrita.

  71. 239 odair 02/06/2015 11:56

    a globo perdeu a excencia.Acha que o povo só vive de violencia. Aprendi desde criança que filhos jamais relam a mão nos pais, como posso incentivar meus filhos a assistirem uma novela que filhos batem em pais com a maior naturalidade. O caso do homosexualismo, todo mundo sabe que existe, nao tem a necessidade de fazer propaganda disso. Acho que os autores deveriam assistir um poupo de novelas de época ou como foram varias novelas das seis, com historias BOBAS mas que nos deixam alegres do começo ao FIM.

  72. 238 Ana Paula 02/06/2015 11:52

    Infelizmente, a novela é péssima excelentes atores, mas não da para assistir!
    Só tem traição, golpes sujos, a globo ultimamente é sempre a mesma coisa. Por favor façam coisas novas para os brasileiros, terem a vontade de assistir…
    Pode tirar do ar essa ai… Babilônia.

  73. 237 maria euclides lins braga 02/06/2015 11:50

    GOSTO MUITO DAS NOVELAS DA GLOBO, MAIS FIQUEI SUPER MAGOADA POR QUE MATARAM O COMENDADOR, A BRASIL PEDIU PARA O AUTOR DA NOVELA E ELE MESMO ASSIM O MATOU . FIQUEI TAO CHATEADA QUE NAO ASSISTO MAIS A NOVELA DAS NOVE.
    ACHO QUE PELO MENOS 50% DAS PESSOAS NAO ASSISTEM BABILONIA, PELA MORTE DO COMENDADOR. O AUTOR QUE MATOU O COMENDADOR É UM MONSTRO.

  74. 236 Carlos 02/06/2015 11:50

    Há muito lixo na TV. Sexo, drogas e violência sempre venderam muito. Que o digam Marcelo Rezende, José Luiz Datena, Ratinho, Wagner Montes e toda uma legião de personalidades que não existem sem a violência. A TV virou uma escola de porcarias e as novelas não ficam nada atrás, às vezes, inclusive, assumindo a dianteira nisso tudo, tentando enfiar goela abaixo da gente que tudo é “normal” e que se você não aceita ou não faz isso ou aquilo você está atrasado, é careta ou é um discriminador. Estou farto disso. O reconhecimento deste autor pode ser o início de um novo período em que ele se recicle e se destaque porque volta a um passado um pouquinho mais saudável. Menos sexo, menos violência, menos desamor, um pouco mais de esperança de que o ser humano pode e deve se melhorar como tal. Deixe os homossexuais em paz com as suas escolhas e deixem os heterossexuais com as suas também. Forçar a barra enfiando beijos lésbicos e masculinos ainda choca e não agrada à maioria. Isso insufla a discriminação e, sinceramente, cansa. Como enjoa todo excesso. Há muitas outras coisas interessantes para se ver.

  75. 235 MARCIO CRUZ 02/06/2015 11:48

    Aos apreciadores de novelas desta falida REDE GLOBO, assistam CORAÇÃO INDOMÁVEL,
    OU CORAZÓN INDOMABLE, transmitida pelo SBT, de 16.30 as 17.30, novela mexicana, que
    só traz a realidade da vida, novela simplesmente FANTÁSTICA em termos de realidade, na
    ficção e na vida real. Quem assistir essa novela, nunca mais vai ter o desprezer de assis-
    tir esse lixos da GLOBO, que só exibe IMORALIDADES, com atorez já totalmente desgas –
    tados com o publico, que não exibem coisas que verdadeiramente prestem.

  76. 234 Paulo 02/06/2015 11:41

    Não é Babilônia que caiu, é a Globo mesmo. A bastante tempo a emissora não faz nada que valha a pena. Enveredaram por um caminho sem volta, é só traição, mentira, enganação, pornografia, muita gente esticada e cheia de músculos. Esqueceram que o mundo não é feito só disso. Te cuida dona Kate Blackwell.

  77. 233 Gilmar França 02/06/2015 11:29

    Eu retirei por definitivo da minha vida todos os programas da rede globo. Se vc telespectadores quer salvar seu casamento e sua família, não assista a rede globo. A programação (domingão do faustão, jn, vídeo show, etc…) da globo é insuportável e sorrateiramente coloca dentro da sua tudo que não presta. Sem contar que na maioria das novelas existe a presença do capeta. Muito cuidado meus amigos!

  78. 232 Adriana 02/06/2015 11:27

    Acho que o beijo da Fernanda e da Natália foi o de menos: o mínimo que um amor de 40 anos tinha que render era um beijo….Concordo com a Paty, acho que o que “pega” é o excesso de maldades mesmo…Pra isso a gente já ouve falar da atuação do Estado Islâmico no noticiário….novela é entretenimento burguês mesmo, pra relaxar…ter no máximo uma campanhazinha social de vez em quando. Quem quer se aprofundar na maldade humana está na Universidade no horário da novela, fazendo Pós-Graduação em Psicologia!

  79. 231 Noeme Felix dos Santos 02/06/2015 11:15

    Na verdade nós telespectadores estamos saturados com a repetição de personagens que os autores nos impoe como falta de opção. Antigamente quando não tínhamos tantos recursos era fácil a Globo manter sua audiência lá nas alturas, mais hoje graças a Deus qualquer família tem um plano de TV por assinatura, então ficar parada vendo os autores nos imporem uma situação da desmoralização da família como coisa normal, querendo que nós famílias cristãs aceitem a deturpação da criação divina, gera em nós uma repulsa por tudo que vem sendo veiculado nas novelas, BABILÔNIA por si só já estava fadada ao fracasso em função da história que tem a versão bíblica, outra coisa eles quiseram pagar para ver colocando dois ícones do teatro e da TV naquela cena deplorável do BEIJO, então estão simplesmente colhendo os frutos do que plantaram. Pois se para eles é comum homem com homem e mulher com mulher, nós não aceitamos e não aceitaremos jamais. Família é Projeto de Deus. Homem e Mulher. Não existe outra definição para isso, por mais que eles tentem isso não tem como mudar, isso que eles criam é uma aberração para validar a situação em que eles vivem.
    Pois, após a morte do Roberto Marinho houve uma liberação geral na cúpula interna da Rede Globo com relação as opções sexuais de seus diretores e autores, onde eles assumindo suas verdadeiras identidades passaram a veicular isso com naturalidade e por serem meio de comunicação passaram a entupir a programação dessa forma. Mais não é porque eles acham normal que temos que achar, certo.Então abaixo a REDE GLOBO;

  80. 230 serjão bh 02/06/2015 11:12

    Excesso de vilões e excesso de personagens mau – caratér logo após um jornal que só traz notícia ruim , concorreram para o maior fracasso do horário nobre da Globo .

  81. 229 José 02/06/2015 11:09

    A trama tem artistas ótimos, mas os autores precisam rever esse escancaramento desenfreado do comportamento humano; o público já não quer mais este modelo de novela e há limites para tudo.

  82. 228 nadir 02/06/2015 11:06

    novela sem humor, adoro ver Adriana Esteves mas o personagem só se da mal, muita maldade, mudo de canal!!

  83. 227 Maria Cardoso 02/06/2015 11:05

    Essa novela só mostra maldade.
    10 mandamentos infinitamente melhor!

  84. 226 Darcio Siqueira 02/06/2015 10:59

    Acho que está mais do que na hora Globo lançar uma novela de época e de preferência dando chance a um talento novo na autoria.

  85. 225 Celiah 02/06/2015 10:59

    Houve uma época em que valia a pena assistir as novelas da Globo, como por exemplo o Rei do Gado que atualmente esta reprisando e outras tão boas qto. Essa coisa de supervalorizar o homossexualismo, violência, maldades, traições não tá com nada!!! Sinceramente, não entendi como duas atrizes tão experientes e tão maravilhosas como a Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg se prestaram a isso!!!

  86. 224 Gilmar 02/06/2015 10:58

    Novela péssima, aliás as novelas do globo de modo geral estão péssimas a muito tempo, estão escandalizando os princípios da família batendo na mesma tecla e ficando cansativa e repetitiva, assuntos como sexo, homossexualismo (gays,lésbicas e etc), drogas e surubas raramente se vê uma novela das nove que não tem exageros a globo tenta jogar guela abaixo que estes temas são normais, não sou preconceituoso mas acho que todos merecem respeito tenho amigos (as) que são homossexuais e respeito a decisão deles porém exijo respeito também, acho ridículo um casal de namorados dando um sarro em local público agora imaginam 02 pessoas do mesmo sexo, acho que estes assuntos deve ser tratados com bom senso, as novelas das nove da globo agora quer mostrar para o brasil que suruba é normal 02 caras com uma só mulher, uma mulher que na novela fica com todos os homens da novela é o fim, se a globo não quiser perder mais audiência ela vai ter que mudar o rumo das suas novelas e visar mais a familia.

  87. 223 moises 02/06/2015 10:57

    O que fazer com cocô…. além de dar a descarga e ver descer ralo abaixo. Enquanto o país tenta mudar a Rede Bobo segue na mesma linha, pregando tudo o que não presta em suas novelas.

  88. 222 sonia 02/06/2015 10:56

    ENCARETOU???????????????/ Ora sr. Não tem mais capacidade para escrever algo interessante e transfere a culpa para os valores morais. Ora tenha a santa paciência. Valor Moral é obra fechadaaaaa não se muda com um simples toque.Mire-se em Sete Vidas. Aborde algo produtivo pois de lixo estamos até o pescoço. Se o sr tá deprimido imagine nós que somos ogrigados a vivenciar porcaria.

  89. 221 WINSTON BASILIO 02/06/2015 10:54

    Se na Bahia e em Goiás a novela está em crise de 12 pontos na audiência, é porque ainda há incautos que tem coragem de assistir uma abominação desta. Era para o autor e a Rede Globo receber NOTA ZERO de todo público brasileiro. Ele chamou o Brasil de careta! E ele é um imoral!
    Qual é mais nobre? Preferimos ser Caretas e educar nossa família nos moldes das coisas honestas, morais e éticas, a prevermos qual o futuro teremos se continuarmos aceitando novelas de mentes poluídas como deste autor.
    Para deixar de tomar seus TARJA PRETA, sugerimos que mude de vida! Aceite a Jesus em seu coração e pare de influenciar o mundo para o mal! Faça a diferença e valorize sua vida!

  90. 220 Marcos 02/06/2015 10:48

    A globo tem que acordar e encarar a realidade do país.
    Nestas novelas só impera a violência de todas as formas e com a situação atual do pais, o que o povo busca é o contrário disso, talvez uma novela que pudesse apresentar debates e soluções para os problemas que vivemos hoje.
    Alguém ve algeum trabalhando de fato nas novelas da globo (os personagens).
    Ninguém faz nada a não ser maldades.
    Tanto nessa novela como na outra das 19:00 hs, veja como são casas das pessoas que vivem nas comunidades. Muito diferente da realidade.
    Viva os dez mandamentos….

  91. 219 fatima miranda 02/06/2015 10:48

    Prefiro Babilônia a Paraisópolis. Glória Pires está magistral, não é só roupas e bijoux. A novela tem trama mais adulta, tirando os dois casais muito água e açúcar.

  92. 218 Frederico 02/06/2015 10:47

    Assistam OS DEZ MANDAMENTO isso que é novela.

  93. 217 ademir muniz 02/06/2015 10:36

    A novela incentiva a liberação de sexo entre pessoas do mesmo sexo.
    Normaliza a traição e o incentivo de fazer qualquer coisa pelo poder.
    Temos que cuidar do afeto familiar.
    No profissional serm9s dignos de ter algo através do mérito.
    E quem quizer fazer com sua vida e se envolver com quem quizer é problema de cada um.
    nem uma emissora tem o direito de fazer a familia aceitar a normalidade de pessoas do mesmo sexo viver juntos.
    Temos que cuidar das crianças a respeitar o ser humano.
    Na minha opinião esta novela nem no ar deveria estar.

  94. 216 Ton Carvalho 02/06/2015 10:34

    Quem assistiu Vale Tudo ..parece um remake , mas vem sendo boicotada por organizações que não quer ver a realidade do Brasilônia .

  95. 215 RENATO 02/06/2015 10:33

    EU AINDA ME PERGUNTO, SERÁ QUE OS AUTORES DA GLOBO REALMENTE NÃO SABEM A CAUSA DA DECADÊNCIA DA EMISSORA? O QUE VEMOS NESTA EMISSORA É A CADA NOVA NOVELA OU PROGRAMA A COMPLETA DEGRADAÇÃO FAMILIAR COM APOLOGIA AO HOMOSSEXUALISMO, A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA, A GLAMOURIZAÇÃO DOS BANDIDOS ENQUANTO RETRATAM “TODOS” OS POLICIAIS COMO CORRUPTOS OU TRUCULENTOS.
    A MINHA ÚNICA DÚVIDA É: COM QUAIS OBJETIVOS A REDE GLOBO SE ENVEREDOU POR ESTE CAMINHO?

  96. 214 Alexsander Canuto 02/06/2015 10:32

    Acredito que a globo é uma grande emissora que pelos seus longos anos trouxe entretenimento, noticias, etc. Mas pelos últimos anos está perdendo o foco e começando, não sei porque, uma politica de pregação maciça de algumas ideias que vai de encontro com nossa cultura. Um exemplo é o programa vale a pena ver de novo, “Rei do Gado”, grande sucesso sem mensagens apelativas que resume-se simplesmente ao entretenimento. Uma dica é voltar aos métodos antigos com um toque tecnológico.

  97. 213 Antonia l peixoto 02/06/2015 10:30

    Sabemos muito bem que existem relações gays desde que o mundo é mundo,e até mesmo entre animais, porém,a rede globo tem dado muita ênfase à esse assunto,o que tem desagradado muito a nos tele espectadores. Além disso,estamos vivendo uma onda de violência e deseducação no País,e precisávamos mesmo de receber em nossos lares entretenimentos mais saudáveis porque,se os senhores donos de TVs e autores de novelas não reformularem os “focos” irão cada dia receberem de nós um grande “não” aquilo que nos tem apresentado. Não somos “puritanos” mas estamos mesmo querendo aliviar nossas mentes quando,ao chegarmos em casa e ligarmos nossas TVs aliviar o peso do nosso dia. Obrigada.

  98. 212 Silvia 02/06/2015 10:28

    Bom, desde q vi a chamada da novela, em minha casa ficou terminantemente proibido assistir a essa novela (se bem que não assistimos mais a Globo)Quando vi que Fernanda Montenegro faria papel de homossexual, senhor!!!! (não discrimino ninguém)mas, a Tv não precisa ficar embutindo em nossos lares esse tipo de atitude. Tentam nos mostrar que tudo é normal mas, não é, é comum, não normal.

  99. 211 Lucia Goulart 02/06/2015 10:27

    Ok. Gilberto Braga esta novela é mesmo um fracasso, a Globo deveria logo, logo, terminar com ela.
    A única atriz que se salva e a Gloria Pires, pois ela é uma atriz espetacular e faz qq papel.

    Os casais não tem química nenhuma e estão horríveis.

    Me desculpe Gilberto pois vc é um autor muito bom, já fez novelas ótimas, mas esta tem que acabar logo e esquecer que existiu.
    Um abraço e que na próxima vc tenha mais sucesso nas escolhas dos personagens e na história.

  100. 210 Ricardo 02/06/2015 10:25

    É uma novela deprimente e imoral. é uma afronta à família. Como pode uma novela em um horário nobre só mostrar cenas de traições, homossexualismo, homicídios, brigas sem fim, etc. É uma novela imoral. Não dou audiência mesmo a essa porcaria. Assim que anuncia a novela mudo de canal.
    Talvez a globo deva repensar o que os brasileiros queiram assistir. Já chegamos em casa estafados do trabalho e das notícias ruins desse país. A invés de vermos alguma coisa “up” na TV, vemos cenas que afrontam qualquer um que tenha senso de moral.

  101. 209 mariee 02/06/2015 10:23

    EXCELENTES ARTISTAS…COMPLETAMENTE QUEIMADOS AO EXECUTAREM ESSE PESSIMO ROTEIRO…NAO TENHO PENA DO AUTOR E MUITO MENOS DA GLOBO…NINGUÉM EM CASA E NA MINHA FAMILIA ASSISTEM ESSAS CENAS DE HORROR…QUE ESTIMULAM SEXO…ODIO…CONSUMISMO…E ETC…MUITA ENERGIA RUIM ENTRANDO NAS CASAS NESSE HORARIO….DESLIGUEM A TV …PQ A SAUDE DO AMBIENTE AGRADECERA!!!PENSO QUE OS DIRETORES GLOBAIS DEVEM ANALISAR O QUE ESCREVEM E REALMENTE FIRMAREM O COMPROMISSO DE ATRAVES DO ENTRETERIMENTO FORTALECEREM VALORES POSITIVOS E CONTRIBUIREM COM UMA SOCIEDADE MELHOR!!!

  102. 208 Emmanuel Barros 02/06/2015 10:18

    Esse lixo exagerou no excesso de lixo, chega de traições, homossexualismo, banditismo, roubos e de muitas outras coisas ruins, que só destroem o país. Abaixo o lixo na televisão.

  103. 207 luciana 02/06/2015 10:13

    Por que será que o Rei do Gado, que é uma REPRISE, ainda dá audiência?
    É justamente o que o povo está sentindo falta no dia a dia; simplicidade, natureza, amor, sentimentos mais leves que vão amenizar o sono de quem vai descansar depois de um dia de trabalho estressante. As cidades inclusive as de interior a violência cada vez mais crescente, daí o por quê de não dar certo, essas situações ruins já estamos vivenciando…não é preciso uma novela para retratar isso.

    • rita de cacia da silva 02/06/2015 16:04

      voce tá certa luciana, é desse tipo de novela que estamos precisando, sexo sujo e nojento eu odeio, aquele politico imundo sem moral, é horrivel essa novela.

  104. 206 willer 02/06/2015 10:13

    Infelizmente não é apenas a Babilônia que anda ruim não, tem um bom tempo que não vejo mais as novelas da globo, acredito que depois de rei do gado, as novelas caíram muito, não se faz mais novelas como antigamente, hoje em dia basta assistir se quiser uma que as outras estão do mesmo jeito.
    Foco da novela de hoje em dia, Traição, sexualidade, só mais nada

  105. 205 Antonio Arpini 02/06/2015 10:13

    A família brasileira não é preconceituosa e sim, conservadora! Aqui em casa, não assistimos novelas. Cansei de tramas que insistem em pregar o adultério como coisa trivial e normal. Filhos que não sabem quem são os pais, pais que renunciam aos filhos e à família por uma aventura amorosa. O sexo sendo praticado de forma banal, inconsequente, enfim… E agora, nos empurram goela abaixo essa questão polêmica da homossexualidade, querendo arrancar a fórceps, valores conservadores que ainda se mantêm como base na maioria das famílias brasileiras. Graças a Deus, existem outras opções de entretenimento na TV, diferente de outros tempos.

  106. 204 Sandra Paulino 02/06/2015 10:08

    Vi uma entrevista no domingo, com o diretor Denis Carvalho, e disse o mesmo que o Gilberto Braga, – que o Brasil “encaretou” -, mas não se trata disso não. Tenho 48 anos e a evolução do público é um fato. Minha mãe, tem 70 anos e não se chocou com o beijo do Félix e do Niko, e o porquê? porque foi demostrado de maneira gradual e doce. Na novela Babilônia, se tivesse sido apenas o beijo entre “as vovós”, teria sim repercutido, mas logo passaria…mas o que a direção fez…uma sucessão de cenas violentas, muito da degradação humana tudo de uma vez…pra quê! A cada cena, uma nova tragédia, uma nova traição, humilhação e etc…Pra mim, carregaram sim na tinta, e agora nos acusam de caretas….num outro trecho, da entrevista, o sr. Denis, diz que ouviu das pessoas, que – a vida já é tão violenta, quero chegar em casa e me distrair – Eu sou dessa turma…..mas acrescentaria sim é claro, uma grande dose de ação, e desfechos inesperados…Agora mudar, tudo, e quem era gay deixar de ser…tbm é ruim. o que nos salva é talento indiscutível desses grandes atores, que nos prendem, mesmo numa historia tão pesada no começo..

  107. 203 ana eliza 02/06/2015 10:06

    Que bom que muitas pessoas ainda têm discernimento, não somos reféns de emissora que não se revona e não aposta no telespectador, é bem o que muitos falaram, excesso de maldade, exacerbação do tema gay, queremos qualidade e conteúdo condizentes.

  108. 202 Jordão 02/06/2015 10:04

    Bem feito, nos subestimaram com excesso de pornografia nas novelas

  109. 201 luiz 02/06/2015 10:03

    a rede globo deveria fazer novela com o rei do gado escrava isaura tiete outras novela linda de ver

  110. 200 Walter Natal Lopes 02/06/2015 10:02

    Esta novela é uma verdadeira porcaria, começou desde o primeiro capitulo com aquelas duas velhas se beijando, isto é ridículo, muita apelação.

  111. 199 jorge kussarev 02/06/2015 10:02

    Qual a diferença entre as novelas ? Todas são iguais, este modelo esgotou-se… Acabou a criatividade por conta dos exageros (muito sexo,traições,violência,maldades de toda ordem,desrespeito) e cá entre nós, cansa mesmo ver isso na vida real e na telinha depois…

  112. 198 Ivan |Paladini 02/06/2015 9:58

    é que já temos merda demais na TV, e o que mais se está fazendo hj, é mostrar que a sociedade ruiu, que a familia não existe, que todos somos homofóbicos e que ser gay, trans, bi, entre outros, seria a coisa mais comum do mundo, não censuro quem o seja, mas temos de dar um basta nesta pouca vergonha em que se transformou as novelas da globo, parece inicio de pornochanchada, teria que ter mais conteúdo e mostrar sim; que a familia brasileira ainda sobrevive, e que temos que restaurar os bons costumes, e não colocar na cabeça das crianças que isto aqui é uma anarquia permanente.

  113. 197 Ademar Meira Barros 02/06/2015 9:56

    Em um pais que através de uma minoria impera, a criminalidade, corrupção e a desordem, acho que deveria a novela vir com uma proposta de paz.

  114. 196 Wanderson 02/06/2015 9:51

    Todos sabem que existe homossexualismo, só acho que não deve ser escancarado na televisão. Quando é colocado de forma sutil, é bem vindo, mas no horário em que a família se reúne para assistir, com crianças pequenas, acho que não se devem colocar certas senas que estão sendo exibidas. Hoje em dia, o quê, mais se tem na televisão é Novela, como se não bastasse, está para iniciar a novela das 11, acho um exagero, vocês tem que pensar que, quem dá mais audiência para vocês, são os que não têm canal por assinatura, por que os outros tem a opção escolher outros programas ou filmes. Com a nova novela das onze, quem não tem canal por assinatura, vai ter que ficar procurando alguma outra coisa. Por isso, acho que também será um fracasso.

  115. 195 sergio 02/06/2015 9:43

    E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
    E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas.
    E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
    Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
    E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.
    E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
    Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
    E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.
    E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
    Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
    E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.
    Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
    E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
    E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.
    E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura.
    E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.
    E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.
    E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.
    E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus.
    E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.
    Apocalipse 14:1-20

  116. 194 sergio 02/06/2015 9:43

    E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação. Apocalipse 14:8

  117. 193 girlane 02/06/2015 9:41

    Acredito que ainda dá tempo de reverter esse jogo, é só usar a inteligencia e a criatividade o que eu creio que vocês têm de sobra,senão não teriam escolhido essa profissão (que trabalha com o imaginário das pessoas) bola pra frente,nada de se lamentar é na crise que se cresce!!!
    Não é só lamentando o que está dando errado que vai mudar o rumo da situação,levantem as cabeças e ponham esses neurônios para funcionar, estou torcendo por vocês,elenco maravilhoso vocês têm,brasileiros sempre encontram uma maneira de driblar os obstáculos, não desistem nunca, então o que estão esperando para mudar o rumo dessa estória?.Agora vou dar um conselho: Sejam menos explícitos ao escreverem sobre temas ainda tão polêmicos como a homossexualidade, eu não tenho nada contra mas acredito que vai levar um longo tempo ainda para que seja visto com normalidade(se chegar),sejam mais poéticos a realidade já é muito dura, o povo precisa sonhar um pouco, para suportar o nosso dia a dia tão massacrante.Vocês podem ter perdido uma batalha, mas a guerra continua e espero vocês la no pódium porque acredito na capacidade dessa equipe!!!! bjsss

  118. 192 sergio 02/06/2015 9:39

    Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação. Apocalipse 14:8

  119. 191 Fachin 02/06/2015 9:39

    Ao contrário doa Autor da Novela…estou gostando muito dos resultados Alcançados…

    Isto só Mostra …quanta porcaria eles estão fazendo…Estão querendo Transformar as Exceções em Regra Principal…

    Estão querendo fazer ver que na familia, está uma Bagunça Total…uma verdadeira Casa da mãe Joana…ou uma casa de Irene…( como queiram )…

    O que estão mostrando nas Novelas, é uma Baixaria Total, estão querendo fazer fazer parecer com uma vida de favela, uma vida de periferia…onde tudo é bagunçado…estão querendo promover uma desunião total dentro das familias…

    Tá tendo barraco demais, que nem mesmo o povo das favelas e da periferia, estão aguentando mais….de tanto descalabro que tem dentro das novelas…

    E fazem isto tudo, para quem não concorda com isto, e não queira assistir devido ao baixo nível, migrem para os canais pagos…

    Portanto Parabéns pela Balburdia….estão conseguindo o que querem…que é desestruturar ainda mais a familia brasileira e baixar ainda mais o nível da programação…

    Falei…agora entendem o porque do Fracasso ???

  120. 190 Marilda 02/06/2015 9:35

    Sempre gostei de ler, porque a leitura me leva a criar a cena do que estou lendo. As novelas poderiam seguir esse conceito, deixar que o telespectador criasse em sua cabeça o que poderia acontecer nas cenas seguintes, nos capítulos seguintes, nos dias seguintes, porém o que acontece atualmente é que os autores querem retratar uma realidade que não condiz com o que o povo quer ver, a realidade ele vive, a ficção é para sonhar, deduzir o que pode ser feito a partir de um determinado problema ou cena, enfim a ficção não é realidade ela tem que nos levar ao sonho, para isso chama-se entretenimento, para nos entreter e nos levar a um lugar diferente da realidade que vivemos. Queremos a tv como diversão e não como uma extensão da rua violenta que tanto procuramos fugir.

  121. 189 Neuceli 02/06/2015 9:35

    Há muito tempo não vejo novela alguma. Parei de tomar esse veneno diário que nos corrói e vai nos tornando pessoas sem noção de moral e do que é correto, querendo nos enfiar goela abaixo tudo que é anormal. A mim não importa a opção sexual de cada um , respeito, mas isso não quer dizer que acho normal e aceito.

  122. 188 joao luis 02/06/2015 9:34

    Primeiro que as novelas agora estão passando mais tarde após 21:00 hs. Sem conteudo e abordando muito a sexualidade para atender um publico que resolveu aparecer.
    Muita maldade, humilhações , crimes. Ja vemos isso todos os dias e isso choca, principalmente as primeiras cenas da novela envolvendo Fernada Montenegro, não precisava apelar, é uma realidade que estamos vivendo mas o fato de assistir não empede de ter um pouco mais de conteudo. Tenho saudades das novelas de epocas pois tudo isso não era abordado muito mais gostosas em assistir. Por isso as novelas das 19:00 hs fazem mais sucesso

  123. 187 Solange 02/06/2015 9:33

    Ótimas atuações.Mas o que faltou foi leveza.

  124. 186 Odair Vieira 02/06/2015 9:31

    Gostei da postura do autor, bem que outros podiam ter a mesma atitude, qto a novela, Babilônia não é a única, estamos vivendo uma época aonde nos ultimos anos a apelação é a palavra de ordem.

  125. 185 luismelo 02/06/2015 9:26

    Caiu babilônia!!

  126. 184 luismelo 02/06/2015 9:25

    estás colhendo o fruto de sua plantação, prezado autor.

  127. 183 JOLIESZUS 02/06/2015 9:23

    Babilonia, caldeirão de personagens imorais, astutos, ou seja, como o titulo diz cada um faz o que quer e tudo bem. Tudo bem, uma pinóia. O mal tem que ser execrado, extirpado do ser humano, mas em Babilonia o mal se transforma em um bem em que todos se locupletam e ninguém é punido. O ser humano por essencia é do bem e do mal, porém sempre luta para que o bem vença a batalha.O pérsonagem de Thiago Fragoso como arauto da justiça está muito fraquinho por culpa do texto. Tem que haver uma triade de super heróis justiceiros para lutar contra tanta leviandade dos outros personagens.Fica a dica.

  128. 182 egmar barbosa de farias 02/06/2015 9:19

    É ÓBVIO QUE AS CENAS DE HOMOFÓBIA LEVOU A ISSO. SE OS AUTORES DA NOVELA E A DIREÇÃO DA GLOBO OBSERVAREM COM ATENÇÃO ÀS REDES SOCIAIS, VÃO PERCEBER QUE EXISTE UM CAMPANHA A NÍVEL NACIONAL CONTRA A NOVELA, INDEPENDETEMENTE DE TER FERNANDA, GLÓRIA, NATÁLIA, JOSÉ, MARIA, ETC….. É ISSO MESMO, A NÍVEL NACIONAL, E O NORDESTE ENTÃO! NO CASO DA BAHIA. RACIOCINEM.

  129. 181 regina 02/06/2015 9:14

    Porque os autores em vez de fazer estas porcarias, não regravam novelas antigas, com histórias de amor, fraternidade, família, amizade, quem sabe seria mais bons exemplos para os jovens de hoje. Chega rede globo de querer acabar com as famílias. Família é a base de tudo.

    Regina.

  130. 180 junior 02/06/2015 9:12

    O Brasil já vive uma anarquia num mar de corrupção ! televisar uma novela que vem só pra relembrar ou ensinar o povo sobre a corrupção não é uma boa pedida ! Dizem que a arte copia a vida mas neste caso não é a hora, não é conveniente, pra não dizer que não é aceitável em qualquer momento ! a televisão tem ser educativa e não degenerativa ! é preciso rever conceitos ! em busca da audiência vale tudo ? não é sendo imoral e anti-ético pra provocar que ira gerar polemica e audiência !!! os tempos são outros, a cabeça é outra, as opções são muitas, e as demandas também ! ou a globo se renova ou esta fadada a falência e extinção !

  131. 179 junior 02/06/2015 9:10

    O Brasil já vive uma anarquia num mar de corrupção ! televisar uma novela que vem só pra relembrar ou ensinar o povo sobre a corrupção não é uma boa pedida ! Dizem que a arte copia a vida mas neste caso não é a hora, não é conveniente, pra não dizer que não é aceitável em qualquer momento ! a televisão tem ser educativa e não degenerativa ! é preciso rever conceitos ! em busca da audiência vale tudo ? não é sendo imoral e anti-ético pra provocar que ira gerar polemica e audiência !!! os tempos são outros, a cabeça é outra, as opções são muitas, e as demandas também ! ou a globo se renova ou esta fadada a falência e extinção !

  132. 178 Romualdo 02/06/2015 9:10

    Acho que o povo está cansado de tanta violência e quer mudar, agora quer só o melhor, só coisa boa. Com tanto ” “o excesso de maldade”. São muitas traições, falcatruas, golpes, sexo, drogas e violência”, não da pra ser feliz !!

  133. 177 luciana 02/06/2015 9:06

    O que acontece e que a globo virou apelativa teve três novelas seguidas com envolvimentos homossexuais seguidas onde eles foram totalmente liberais o que eles esquecem que mesmo não sendo totalmente contra ou a favor muitas famílias não aceitam estes assuntos diretamente dentro de suas casas e isso não é um conceito homofobico as pessoas tem que respeitar os espaços a midia quer enfiar quela abaixo assuntos muito polemicos e a globo e uma delas tenho certeza que se inves dela ficar criando esses temas ela exibir novamente novelas como O CLONE Laços de familia , Paraiso , Vale tudo, e tantas outras antes de entrar nessa era liberar ela tera muito mais audiencia as nove horas

  134. 176 Cristiane 02/06/2015 9:04

    Não sou telespectadora assídua da novela, mas o que está faltando na novela é um pouco de comédia, ela ficou muito pesada, o papel da Camila Pitanga é irritante, tudo ela quer ir na justiça, tudo acontece com ela. O Gilberto Braga é um grande escritor. Quanto a trabalhar o homossexualismo, já tivemos novelas com o mesmo assunto e que deu certo no final, não sei porque tanto barulho sobre isso, acho que o importante é trabalhar os temas, mas quanto a violência, com mais leveza.

  135. 175 Adilson Dias 02/06/2015 9:02

    Acho que as novelas estão ficando ultrapassadas. Os autores deveriam recorrer à obras literárias de grande sucesso e não ficar recorrendo a mesmice de sempre com tramas sem graça e sem atrativo ao público. Recorrendo as obras literárias pelos menos traria ao público um pouco de cultura. Um detalhe: menos sexo, homossexualismo e maldade por favor. Está ficando patético toda novela a mesma coisa, a única coisa que muda nas novelas em especial da Globo é o horário.

  136. 174 Adelar 02/06/2015 9:01

    Este fracasso pode servir de lição, caso caia a ficha deles e parem de empurrar para o público programas que mostram a destruição das famílias e da sociedade. Banalizaram a violência, o sexo, as falcatruas, a imoralidade e as mentiras e ainda querem que o povo assista numa boa.

  137. 173 MONICA LEITE 02/06/2015 8:48

    O que ocorre não é que os brasileiros ficaram caretas. O que acontece é que, infelizmente, nossos autores, que outrora foram tão autênticos e retrataram com tanto respeito os fatos da vida real , Porque isso é o que significa uma novela, caíram na mediocridade. Não podemos ignorar que os veículos de comunicação são os disseminadores de ideias e valores. Homossexualismo, drogas, adultério, traições, etc. Sempre existiu e sempre existirá na história da humanidade. O que não podemos aceitar é que esses “atributos” sejam endeusados e tidos como avanço nas relações humanas. Ninguém é juiz de ninguém, cada um prestará contas dos seus próprios atos à Deus. Mas, transformar os heterossexuais em HOMOFÓBIOS, retratar um evangélico desprezando os homossexuais, desrespeitando a mãe de um amigo ou namorado por sua opção sexual, transformar uma prostituta em “santa” ou “vítima” é incitar a violência e justificar o injustificável. Eu só assisti 20 minutos da referida trama em capítulos diferentes e, por acaso, porque me recuso a dar audiência a esta tentativa de inverter os valores mais nobres da humanidade que são o amor, a caridade, o altruísmo, o respeito ao próximo, a misericórdia, a perseverança, a honestidade e a fé. Valores que não aprendemos em livros, mas sim, nas relações interpessoais. Pra mim é caso de tratamento psiquiátrico dos autores, pois é uma tentativa de adoecer toda uma sociedade, toda uma geração.
    Lamento que protagonistas tão conceituados se disponham a participar desse projeto. Por outro lado, convoco a toda sociedade a refletir sobre o fato de que os atores estão representando personagens fictícios. Não estão ali expressando ou deixando de expressar suas personalidades e, independentemente de suas posições, devem e merecem ser respeitados como cidadãos e pessoas que são. Por isso e por acreditar que existem artistas capazes de nos oferecer coisas melhores do que “Babilônia” e outras mediocridades, estou expondo minha opinião.

  138. 172 margareth 02/06/2015 8:41

    Na minha opinião, a sociedade prefere ver cenas bonitas e fingir que está tudo bem. A novela na minha opinião mostra a realidade. Sei de muitos homens casados com mulheres que se relacionam com homens e que com certeza também criticam a novela e por aí vai. As pessoas vivem uma vida cheia de mentiras más preferem não enxergar a verdade!

  139. 171 Jr 02/06/2015 8:22

    A um tempo, escrevi que a Globo poderia ser mais participativa na construção do pais com novelas mais orientadoras e mostrando mais cultura. Critiquei pelo sexo, e coisas que hoje são banais no cotidiano por torna-las comum nas novelas. Hoje, o autor mesclando coisas negativas, é vitima do seu próprio conceito de fazer novelas. Tem que cair na realidade a dar um pouco mais de família para o povo já que a assiste a Globo. Onde estão os scripts de amor, carinho sem jovens atores pondo o pé no sofá ou desrespeitando pais?
    Se ensinar-nos os pequenos teremos adultos bem formados.
    Chega! Minha casa não assiste mais novelas da Globo. Muito melhor outras que não desafia com promiscuidades.
    Vocês são responsáveis pela programação e se ruim, um dia responderão. Nosso pais esta uma grande “merda” e se todos não ajudarem a mudar, continuaremos com a “cara” enfiada nela..

  140. 170 elaine duarte 02/06/2015 8:20

    Não precisa nem dize muito…quanta maldade, quanta gente querendo sempre aprontar e se dar cada vez melhor ! Nem a “inês” salva, pois se a mesma diz que quer se vingar o pai, não passa de uma grande mentira, como voltou de Dubai e não mama mais no que foi um luxo durante 10 anos…ai sim resolveu se vingar…ah me poupe né…é outra que não presta ! Só assisto mesmo porque tem atores maravilhosos, um melhor que o outro…a Glorinha lindissima como sempre..
    Mas que um bom exemplo: SETE VIDAS…novela doce,meiga, aborta temas ótimos, não tem gente do mau querendo aprontar….eu mesma já me peguei chorando com varias cenas lindissimas…ou seja, dá pra fazer boa novela SIM…Mas o Gilberto é e sempre foi
    um excelente autor

  141. 169 Alan Pires Ferreira 02/06/2015 8:20

    Até então minha última telenovela tinha sido O Cravo e a Rosa no ano 2000 que era uma comédia de primeira. Quebrei o jejum de 15 anos com essa Babilônia e estou gostando muito. Minha única crítica é à censura puritana da tv globo cortando personagens gays – comportamento típico de uma emissora canalha, carola e sem espinha (que infelizmente ainda é a melhor que temos em Pindorama). Mas o trabalho de Gilberto Braga tem sido perfeito. Se os porcos não gostam de pérolas, problema deles. Eu curti e isso é o que importa.

  142. 168 carlos alberto nogueira ferreira 02/06/2015 8:16

    Na minha opinião esses autores de novela, que na grande maioria são gays, resolveram nas últimas novelas apresentadas, só focarem o homossexualismo. Cansou???

    Eles não respeitam a casa do público. A TV é meio de comunicação que entra na casa das pessoas sem pedir licença.
    Não está nos moldes de nossa cultura e formação ainda, este tipo de comportamento. Não sou contra aqueles que optam por se relacionarem com pessoas do mesmo sexo. Mas não precisa querer agredir a maioria fazendo exibições em público. Se trancam entre quatro paredes e cada um dê o que tem e o que quer ao outro.

    Querem por que querem incutir nas crianças de hoje o pensamento deles.

    Tantos autores já fizeram novelas que marcaram o público. porque de repente mudaram o foco.Será que esgotou a capacidade deles criarem? Talvez!!! Então está na hora de mudá-los.

    Não . Não disse isto ainda

  143. 167 carlos alberto nogueira ferreira 02/06/2015 8:14

    Na minha opinião esses autores de novela, que na grande maioria são gays, resolveram nas últimas novelas apresentadas, só focarem o homossexualismo. Cansou???

    Eles não respeitam a casa do público. A TV é meio de comunicação que entra na casa das pessoas sem pedir licença.
    Não está nos moldes de nossa cultura e formação ainda, este tipo de comportamento. Não sou contra aqueles que optam por se relacionarem com pessoas do mesmo sexo. Mas não precisa querer agredir a maioria fazendo exibições em público. Se trancam entre quatro paredes e cada um dê o que tem e o que quer ao outro.

    Querem por que querem incutir nas crianças de hoje o pensamento deles.

    Tantos autores já fizeram novelas que marcaram o público. porque de repente mudaram o foco.Será que esgotou a capacidade deles criarem? Talvez!!! Então está na hora de mudá-los.

  144. 166 cleide de toledo 02/06/2015 8:03

    Não queremos a continuação do jornal das oito, queremos descontração. Muita coisa podre junta fede e não queremos isto. A globo tornou as regras exceção. Não assisto mais novelas com tanta podridão.

  145. 165 MILWAYNE FERREIRA GONÇALVES 02/06/2015 7:57

    O ELENCO E DE PRIMEIRA LINHA , MAS O AUTOR PECA MUITO NA REALIDADE, SUGIRO, SER MAIS ELEGANTE , E PROCURAR REALMENTE O QUE O PUBLICO GOSTARIA DE VER NESTA HORA, POR EXEMPLO , MAIS CARINHO , MAIS SINCERIDADE , MAIS HONESTIDADE , MENOS ARROGÂNCIA, EU ACHO QUE DEVERIA TER MAIS INOCÊNCIA, OU SEJA , INSERIR NA NOVELA O QUE NÃO SE VÊ NA VIDA REAL !!! TALVEZ SEJA POR AI O CAMINHO , POIS ESTAREMOS VIVENDO UMA FICÇÃO DE VERDADE . SERÁ MAIS PRAZEROSO , VER UMA SENA SEM TRAIÇÕES , MAS DEMOSTRANDO UM AMOR VERDADEIRO., POR AI ESQUECER AS VERDADES DO DIA A DIA E INVENTAR UMA MENTIRA MAIS BEM ELABORADA !!! VAI QUE DÁ !!!

    • Daniel 04/06/2015 11:53

      Concordo. Para falar a verdade eu e minha família nem assistimos mais essa novela. Prefiro assistir carrossel no SBT com a minha filha. Lá você encontra um pouco disso e torce pela professora helena.

  146. 164 Nivaldo 02/06/2015 7:53

    É sempre a mesma coisa .O vilão aprontando e a mocinha chorando e sofrendo.Isto não existe mais.A novela é péssima mesma.

  147. 163 rodrigo 02/06/2015 7:44

    Ele paga a conta do seu mau gosto, o beijo lésbico das senhoras foi lamentável, já encheu o saco o desespero da globo em enfiar homossexualismo na cabeça das pessoas, essa lavagem cerebral já passou dos limites.

  148. 162 gerson carlos 02/06/2015 7:42

    Uma hora o povo ia acordar, tanta corrupção, roubalheira , acabando com os direitos dos trabalhadores e vcs ainda querem que o povo perca seu tempo assistindo novela…… E na própria novela o que tem de bom? nada ao contrario

  149. 161 EBER 02/06/2015 7:41

    REALMENTE A NOVELA É UMA LÁSTIMA……NÃO SEI O PORQUE AINDA NÃO SAIU DO AR , UMA VERDADEIRA CATÁSTROFE PARA A HUMANIDADE , O AUTOR PROVA COM TODAS AS LETRAS QUE NÃO SE IMPORTA COM A HUMANIDADE E INFELIZMENTE É UMA DURA REALIDADE MAS EU ACHAVA QUE ELE POR SER “TÃO INTELIGENTE” E UM “ÓTIMO” ESCRITOR DE NOVELAS NUNCA CHEGARIA EM UM NÍVEL “TÃO BAIXO” COMO CHEGOU !!!!!!!!
    REALMENTE DEPRIMENTE !!!!!!
    ESPERAVA BEM MAIS DELE !!!!!
    QUE A GLOBO TIRE LOGO ESTA “NOVELA” DO AR SE É QUE PODEMOS ASSIM CHAMA-LA POIS O PAÍS JA ESTA CANSADO DE TANTOS PROBLEMAS , CORRUPÇÕES, FALCATRUAS , E PRECISAMOS DE ALGO UM POUCO MAIS TRANQUILO , CRIATIVO, AMOROSO, ENTRE OUTRAS COISAS MAIS…….PARA PRENDER E RELAXAR O PUBLICO E NÃO EXPULSAR O PUBLICO DA FRENTE DA TV !!!!!!

  150. 160 EBER 02/06/2015 7:34

    REALMENTE A NOVELA É UMA LÁSTIMA……NÃO SEI O PORQUE AINDA NÃO SAIU DO AR , UMA VERDADEIRA CATÁSTROFE PARA A HUMANIDADE , O AUTOR PROVA COM TODAS AS LETRAS QUE NÃO SE IMPORTA COM A HUMANIDADE E INFELIZMENTE É UMA DURA REALIDADE MAS EU ACHAVA QUE ELE POR SER “TÃO INTELIGENTE” E UM “ÓTIMO” ESCRITOR DE NOVELAS NUNCA CHEGARIA EM UM NÍVEL “TÃO BAIXO” COMO CHEGOU !!!!!!!!
    REALMENTE DEPRIMENTE !!!!!!
    ESPERAVA BEM MAIS DELE !!!!!
    QUE A GLOBO TIRE LOGO ESTA PORCARIA DO AR !!!!

  151. 159 joao 02/06/2015 7:30

    péssima. atoras que deviam mostrar exemplo cristaõs,
    fazendo trabalho de lésbicas.

  152. 158 paulo jose da silva 02/06/2015 7:21

    pois é ! caiam na Real a Familia Brasileira esta enojada com toda esta sujeira de gay, lesbica etc , é o que silas falou ,só tem estas porcarias porque todo autor da globo é viado . chega ta na hora de mudar ( ele dise que tudo isso é o que ele gosta de fazer e não pode SEXO )

  153. 157 Mais Um 02/06/2015 7:13

    Também enredo noviiiiinhoooo…. Fora que como que um cara de 70 anos quer fazer novela para juventude ?? Vai fazer peça de teatro pra Asilo que vc vai se dar melhor .
    Galera da novela !! Vão fazer algo melhor na vida, é por isso que o Pais ta nessa DRAGA e a culpa maior é da GLOBO ..Lamentável que o povinho não veja isso e “bana” de vez esse cancer das nossas TV’s .

  154. 156 suzana 02/06/2015 7:06

    Quando soube do que iria acontecer (beijo das lésbicas entre outros) achei apelação demais. Preferi não assistir essa novela. Apesar de ser natural hoje em dia, ( ao contrario das novelas passadas) não precisa mostrar em rede nacional! deixa no particular de cada um. Ha coisas que não precisa mostrar para o publico só porque hoje em dia é normal. Ainda existe aquela “tradição familiar” tipo: “criação, conceitos” desculpe, mas não precisa se modernizar tanto publicamente! Depois de tanto tempo tempo … boa foi a novela Boogie Oogie! TEMPOS BONS!!!

  155. 155 india 02/06/2015 6:55

    O problema não é a novela é a emissora mesmo, um lixo, manipuladora de mentes humanas, partidária e espalha o terror na população, em suma, um mal para o país.

  156. 154 Babilonia 02/06/2015 6:21

    Novela horrível, roteiro fraco e historia medíocre.
    Espero que termine o mês que vem.

  157. 153 stenio de sousa venâncio 02/06/2015 5:58

    Talvez se o Gilberto Braga assistisse novamente as novelas que ele escreveu no passado, entenderia o porque do fracasso. E isto é válido para todos os autores e produção Global. Estamos vivenciando um mundo real perverso, difícil e, sobretudo, de crise de valores sociais e familiares. A população já está farta disto no dia a dia. A novela era então pra ser um momento de descontração, de cultura, de formação de opinião as vezes; mas não ter esta incumbência de mostrar aquilo que já todos vivenciamos e temos de ruim no mundo. Deixa isto para os noticiários.

  158. 152 Andrea Moraes 02/06/2015 5:20

    Não são apenas os excessos (de sexo, baixarias e maldades) que estão prejudicando a novela. Outras novelas jà chocaram por este mesmo motivo e ainda assim foram muito boas. O problema é o que falta. O brasileiro não “encaretou”, mas a historia não despertou interesse. Qual a motivação para assistir uma novela que não emociona em nenhum nucleo? O que se conta là està em todos os jornais, todo mundo sabe, todo mundo jà viu ou ouviu.

  159. 151 carlos 02/06/2015 4:42

    Não è que o Brasil encaretou, è que o povo não aguenta mais tanta sujeira nem na do lazer que seria curtir uma novela com as que tinhamos antigamente e esse fracasso è uma resposta a arrogancia da Globa e seus diretores que achavam que poderiram ditar regras de comportamento para o povo , por isso Globo acorda pra vida e respeita a audiencis.

  160. 150 Carlos 02/06/2015 3:26

    A TV esta cavando sua própria cova: programas ruins, novelas pobres (em enredo e em elenco – atores que não convencem), nem programas infantis sabem mais como fazesr. A TV aberta sempre foi ruim, só que antigamente não existia NETFLIX e a TV a cabo era cara demais.

    Hoje em dia a TV a cabo ficou mais acessível (e também ficou pior) e NetFlix te cobra só 17 reais por mês pra assistir só o que você gosta. Pra que uma pessoa vai perder tempo assistindo o LIXO que é a Globo ?!.

    Globo não tem nada que preste, nem o Jornal Nacional, que é totalmente parcial. A Globo News consegue ser o menos ruim dos canais das organizações Globo.

    Vão todos morrer de fome enquanto não aprenderem a fazer algo de qualidade – o governo vai acabar pedindo de volta a frequência dele e vai jogar a TV Camara ou TV Senado no lugar da Globo.

  161. 149 Arnaldo Leal 02/06/2015 2:16

    Acho maravilhoso que a população esteja finalmente acordando e se posicionando quanto â imbecilização que esta emissora vem perpetrando contra povo brasileiro. Folhetins deveriam servir ao entretenimento e não à propagação de mais desvios de comportamento,pois disso os telejornais já cuidam, e mal, ha tempos. Há muito não assisto a essas porcarias.

  162. 148 Karin 02/06/2015 1:41

    Só posso dizer pq eu não assisto essa novela. Eu já vejo tanta violência, tanta falcatrua, injustiça, maldade gratuita, pobreza e descalábrios de toda sorte no dia-a-dia que quando sento na frente na TV quero assistir justamente alguma coisa que me faça esquecer por algumas horas do mundo real e não levar um banho de mais realidade. A homossexualidade presente na novela não é o problema para mim, mas o resto sim. Acho que estamos num momento onde as novelas começaram a dizer que a maldade, a violência, a falcatrua, o golpe, viver em comunidade/favela, ter subemprego, etc é normal. Pra mim isso não tem nada de normal. Acho que está tudo errado e com essa glamourização do pobre, coitadinho,faz com que as pessoas não lutem por seus direitos. Além disso,esse estereotipamento de que todo mundo que é de classe média alta a alta chegou nesse patamar sem trabalhar, roubando , corrompendo, só serve para instigar uma luta entre classes que esse governo podre começou. Também não assisto a novela das 7 por esse motivo. Acho que a Globo e os autores estão muito equivocados.

  163. 147 Ana 02/06/2015 1:27

    Vi 3 capítulos e detestei. Muita maldade, desonestidade, mentira. Não assisto mais. Pena que o elenco é muito bom. O personagem do Bruno Gagliasso me deixou enojada.
    O povo precisa de enredos mais elevados. Baixaria a imprensa noticia minuto a minuto.

  164. 146 Nilton Jorge 02/06/2015 1:18

    Realmente a novela é de péssimo gosto para a família brasileira. Não é porque a violência existe que tem que ser tantas vezes demonstrada com mais maldade até que na realidade. Além do mais, para a família brasileira não há novela melhor do que Os Dez Mandamentos.
    A globo tem insistido em tema demais repetidos. O povo já está consciente, não precisa apelar tanto. Quando a globo passar a valorizar a família brasileira, ela voltará ao topo.

  165. 145 Alexandre 02/06/2015 1:11

    Babilônia foi a gota d’água… Gilberto Braga fez sua aposta errada! Cego em sua leitura da realidade fez muito bem em ridicularizar a existência humana usando grandes atores do passado que acabaram afundando juntos nessa canoa furada chamada Babilônia. É bom que acabe logo…

  166. 144 Claudinei 02/06/2015 0:34

    Sou Pai de família e jamais permitirei meus filhos assistirem tamanha safadeza. Acabou a moral da GLOBO…Isso prova que o povo brasileiro de bem, preza a ética e os bons costumes.

  167. 143 Julio 02/06/2015 0:30

    Sempre a mesma ladainha, fulano gosta de fulana que gostta de beltrano …pior que isto ´e esta história de traição e lesbianismo, homosexualismo, enfim, parece que querem ver todo mundo se “pegando” e não importa a idade, ou adiferença dela menina com velho, porém de menor ou recente maior idade e gente muito jovem sem respeito, beijos sexuais a qualquer hora. História a muito tempo repetidas, beijos forçados, exagerados e sem graça. Não se fala de família e nem de DEUS… E isto é o que falta, amor de verdade, amizade sem interesse. Nessa novela só tem rico, não tem pobre, todos tem carros!!! Entenderammm!!!

  168. 142 Valmir de Oliveira 02/06/2015 0:22

    Mandou mal na entrevista e com um troque de arrogância e pedantismo. Nada a ver falar que precisa ganhar dinheiro, pois paga condominios altos aqui, em Paris e Nova York. Horrível isso. Passa a impressão de ser pernóstico. O fato é que a novela não agradou e os atores não estão bem. Simples assim.

  169. 141 Rimal Drumaino 02/06/2015 0:20

    Não assisto nenhuma novela. Mas, pelo que vejo nas chamadas, é algo de supera a falta de criatividade e de decência. O autor, na matéria acima, acredita que a “sociedade encaretou”.
    Não é isso não. Os autores é que acham que podem produzir uma trama recheada de coisas ruins, contrárias aos bons costumes, à moral e à decência, e querer que o público se agrade delas, ou melhor dizendo, que as “engula”. O fato de um autor ter padrões e opiniões que julga “avançados”, não significa que as pessoas tem que pensar igual. Não dá para chamar de “cultura” uma novela como esta Babilônia, cujo nome revela as intenções do autor.

  170. 140 Adilson Neves 02/06/2015 0:19

    A novela anterior eu assistir todos os capitulos, exceto as cenas de homosexualismo,mas o final da novela o autor colocou toda a sua fantasia saindo da realidade,nos pobres mortais que ainda vemos novelas com objetivo de entretenimentos queremos ver final feliz ,desgraças agente ver na vida real , mesmo por que jovens nao ver novela e sim os mais velhos que fica em casa e sendo assim elas tem que seguir padroes mais conservadores .deixem as tendencias humanas seguir o rumo natural sem fazer pressao cultural .por isso tudo estao perdendo audiencia.

  171. 139 Antonio F. Silva 02/06/2015 0:17

    Como diz um velho ditado: Quem Planta vento…colhe tempestade… O autor plantou tanta maldade na trama…e esta colhendo mal resultado… TV é diversão lazer…não uma escola do mal…

  172. 138 Cidadão Quem 02/06/2015 0:11

    De fato, a culpa deve ser do espectador, que “encaretou” de vez. Onde já se viu as pessoas terem opinião própria ou preferências?!? Consumidor bom é aquele que come gato por lebre. Reclamar jamais! Afinal, trata-se de um grande escritor global, cujos únicos erros são os de escorregar na concordância e na regência, nada mais.
    Realmente, este país não merece os autores de novela que têm…

  173. 137 alexandre 01/06/2015 23:53

    Todo mundo sabe que a novela fracassou por causa de viado. Porque não admitem isso?

  174. 136 Nilo 01/06/2015 23:51

    O pior de tudo é a atitude do próprio autor, afinal a novela nasce a partir dele. Chega a ser deprimente assistir a Globo. Há anos que a emissora só transmite LIXO CULTURAL, e essa sanha nojenta de enfiar goela abaixo a imoralidade, a corrupção, a maldade, a falta e a inversão de valores. Mas está certo, eles só produzem aquilo que se consome, ou seja lixo. Se as pessoas consomem lixo, é óbvio que a emissora produz mais lixo. Se as pessoas não desligam a TV para lerem um bom livro, ou se reunir em família para algo mais proveitoso, então vamos produzir lixo!!! Agora se for passar um documentário da NATGEO ou Discovery daí já é cultura, e disso o povo não gosta, não dá ibope, não é Dona Globo? Afinal de contas, mensalão, petrolão, corrupção tudo isso dá mais ibope que a novela da Globo.

  175. 135 Devair guarnieri 01/06/2015 23:46

    Ei….publiquem ai o meu comentário “PLIM…PLIM.

  176. 134 Devair guarnieri 01/06/2015 23:45

    Acorda globo…..ACORDA “PLIM…PLIM!” Vocês não vão bagunçar nosso pais com essa sua promoção de lesbianismo e homossexualismo. Não enquanto o povo de Deus estiver por aqui. Agora…vê se dá pra aprender essa lição de uma vez por todas.

  177. 133 Devair guarnieri 01/06/2015 23:41

    Acorda globo. ACORDA “PLIM PLIM”……. Vocês não vão bagunças nosso Brasil. Não enquanto Deus for Deus e seu povo estiver aqui nessa terra. Vê se dá pra aprender essa lição de uma vez por todas.

  178. 132 daniel santos 01/06/2015 23:39

    Se continuar neste ritmo,na proxima novela os casais. Seriam,lima Duarte e Tarcísio Meira e Francisco cuoco com neila torraca

  179. 131 Paulo Roberto 01/06/2015 23:38

    A Globo precisa acordar… O povo já acordou! Essas novelas só tem Gay, sapatao e traspassa. coloquem famílias normais.. Pessoas de bens, evangélicos verdadeiros e enredo… Basta de tanta orgia, safadeza é boiologem… Os evangélicos fizeram campanha contra pra ninguém ligar essa Babilônia… E foi no que deu… E eles os evangélicos vão continuar na campanha… Porque a Globo percegue eles e prega a sacanagem é o ocultismo… Ela vai afundar… Um dia essa globo cai!

  180. 130 Inso 01/06/2015 23:35

    Caiu a “grande Babilônia”! –
    E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
    E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável.
    Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua fornicação, e os reis da terra fornicaram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
    E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
    Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.
    Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro.
    Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto.
    Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga.
    E os reis da terra, que fornicaram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio;
    Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande cidade de Babilônia, aquela forte cidade! pois em uma hora veio o seu juízo.
    E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias:
    Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;
    E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens.
    E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás.
    Os mercadores destas coisas, que dela se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando,
    E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.
    E todo piloto, e todo o que navega em naus, e todo marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;
    E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?
    E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.
    Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.
    E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.
    E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais;
    E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.
    E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.
    Apocalipse 18:1-24

  181. 129 Ro 01/06/2015 23:33

    Não é o povo que encaretou, não! Acontece que a mídia, realmente, anda extrapolando.
    Não tenho nada contra os homossexuais, acho honrado uma pessoa assumir a sua posição sexual e ser feliz, ou invés de viver um casamento ou ter uma família de fachada.
    O que me irrita nas novelas das 21h é ver as coisas absurdas que os antagonistas conseguem realizar, tipo, forjar a própria morte, conseguir documentações falsificadas com a maior facilidade do mundo, dentre outras coisas impossíveis, que fazem com que a maioria da população brasileira sem escolaridade ou com baixo grau de instrução passem a acreditar que esses absurdos são reais.
    As novelas deveriam ter um conteúdo mais político, instrutivo, de construção da cidadania e da emancipação social e cultural. Acredito que, assim como eu, as pessoas já estejam cansadas de ver a banalização dos valores de família, a falta do respeito ao próximo, a ausência do comprometimento e do amor verdadeiro entre os casais, entre outras coisas negativas que são veiculadas, e inculcadas nas mentes dos telespectadores, num projeto ideológico de desconstrução da paz e das relações sociais.

  182. 128 Luiz Carlos de Jesus 01/06/2015 23:22

    Provavelmente, ele caiu na doce ilusão de que o telespectador em geral compartilha de mesma orientação que ele e que o público em geral opera com mesmo código moral que ele. As pessoas têm que ser respeitadas, principalmente porque as famílias têm filhos, portanto não são obrigadas, nem têm que assistir e aceitar imposição de determinados padrões de comportamento. Se ele quer mostrar duas velhas, semelhantes a maracujá de gaveta, se chupando, se lambendo, se engolindo ou se beijando, que mostre essa façanha num canal fechado. Claro que as pessoas têm opção de mudar de canal ou nem ligar a televisão, mas acredito que elas estão tendo essa consciência, graças a Deus, a prova disso está resultando na baixa audiência. E que assim continue para esse lixo televiso sair logo do ar.

  183. 127 maura 01/06/2015 23:21

    se foi essa novela barrada pela censura há alguns anos atrás, tem razão, é boba, só beatriz matando todo mundo e ninguém descobre nada dela, já encheu as maldades da beatriz, é só disputa de tudo, armações ridiculas, confusões sem sentido, chatíssima, só verei o final agora, já deu a chatisse dessa novela, devia ter sido barrada de novo, com 3 autores e nenhum tem criatividade interessante pra novela, vcs estão ruins mesmo, que isso??!!!

  184. 126 Ade 01/06/2015 23:07

    Realmente a situação de traição, violência, mortes para obter poder e o que quer, torna-se o momento de se retirar da sala. Olhar a novela uma vez por semana já basta, pois nada se define (claro que pelo próprio nome – N O V E L A ). Filhos então é melhor desligar aTV, pois valores de falcatruas e de vingança não é algo que se queira ensinar para os meninos, pode até que um dia eles julguem, analisem… mas por enquanto o adulto da casa sou eu.

  185. 125 nelson 01/06/2015 23:07

    Discriminação é ruim, de fato. Mas não discriminar por obrigação ou por modismo…..é muito pior. A Tv Globo vem insistentemente destacando a homossexualidade de uma maneira insatisfatória e isso; leva o brasileiro que não é careta – como diz o autor – e sim, conservador e respeitador, a não aceitar a Dona Fernanda Montenegro e Dona Natália se beijarem no início da novela. Faltou respeito aos IDOSOS sim. Embora poucos acreditem, a novela tem a função e a “obrigação” de mudar e de provocar novos conhecimentos. Mas daí; a querer provar de qualquer maneira que CERTO….passa a ser ERRADO e vice verso…é brincar com a sorte.
    – “E para o bem geral da nação” -será bem melhor vivermos n’um País em que as pessoas não são mais preconceituosas por CONSCIÊNCIA…. do que por LEIS. Afinal…não sou preconceituoso, porquê a Lei manda me prender. Isso é ridículo.
    Daí, o fracasso inevitável de BABILÔNIA. Lamento pelo autor Gilberto Braga que merece o respeito de todos nos. Na próxima Gilberto, desejo melhor sorte à você.

  186. 124 Marcelo 01/06/2015 23:04

    Muito simples, do porque do fracasso: O mundo não precisa mais de heróis dos quadrinhos, nem das novelas, nem do cinema. O que o mundo precisa são de heróis morais, aqueles que nos inspiram a acreditar que a humanidade ainda vale a pena. Enquanto estes ditos eruditos da televisão (dramaturgos, apresentadores, âncoras e seus staffs) acharem que são ou têm uma moral melhor do que a nossa nada irá fazer sucesso. Já dizia o ditado popular: você colhe o que você planta

  187. 123 Elisandra 01/06/2015 23:04

    O brasileiro vive uma na incerteza de tudo, quando chega em casa, pega o prato da janta e senta em frente a TV esperando o momento para relaxar de toda a tensão do dia. Ele não é preconceituoso, vimos a evolução dos personagens gays que agradaram, como Sandrinho, Crô e Felix. O que falta é um núcleo divertido, descontraído que coloque mais humor nessa trama dura. O povo gosta de ver as paisagens reginais, cultura, conhecimento, como em Rei do Gado, Terra Nostra, Tieta, e tantos outros sucessos. Boa sorte ao autor.

  188. 122 nawane 01/06/2015 23:03

    nossaa velhoo eu nem sabia disso

  189. 121 Junior 01/06/2015 23:03

    Acho que os autores estão deixando de inventar de buscar a imaginação que seus telespectador busca, imaginar algo que não existe, vocês estão colocando muita realidade nas novelas, o que é real deixa para os jornais, precisamos de entretenimento e não de repudiação chega de mostrar assuntos complexos de muita rejeição isso so faz enfraquecer, acho que a Globo precisa se reinventar, pois esta em decadência.

    Aproveitando, tira FAUSTÃO pelo amor de deus de dez pessoas 9,5 não o suporta mais.

    Abraço a todos,

  190. 120 Flammia 01/06/2015 22:58

    A globo deveria fazer grandes mudanças com relação as novelas das 21 hs , mostrar culturas diferentes, de regiões brasileiras, outro pais ,informar,procurar unir as familias, fazer aprender,o povo que escasso de lazer, devido o alto custo,de viagem e passeio o seu passa tempo e assistir novela, então mostrar o lado bom da vida, e não o lado da maldade, traição,prostituição e drogas, isso nos vemos todos os dias, nas esquinas e em varias emissoras de tv. precisamos de mudanças na televisão brasileira , estamos cansados de um copiar o outro sem criatividades, perder tempo sentado no sofá , chega!!

  191. 119 reginaldo gallo 01/06/2015 22:57

    O povo esta cansado da mesma história. Inversão de valores, tentar enfiar de guela a baixo o tema homosexualismo achando que todo mundo deve concordar, uma invejosa querendo destruir a outra, o marido que trai a mulher e se da bem. A tenha santa paciência e ainda este autor vem se lamentar. Para cara tenta alguma coisa construtiva pra sociedade.

  192. 118 josiane 01/06/2015 22:55

    ola autores …esta faltando emoção romasses!
    novelas como as de antes..onde era tudo muito cuidadoso o par de romântico ,não era essa apelação de casais de mulher com mulher etc ..creio que a televisão que mostrar a realidade da vida de verdade,mas creio também que muitos não estão preparados para levar isso pra dentro das suas casas, era muito bom ficar esperando para ver o capitulo do outro dia falta mas romances ,emoção, autenticidade,as novelas com historias dos tempos passados era muito de assistir.
    fica a dica!

  193. 117 Zhou 01/06/2015 22:55

    Estamos de saco cheio de ver o mal triunfar. Só o fato de sermos governados pelo PT é desmoralizante para nós, cidadãos de bem. Cansamos de corrupção, de roubalheira, de promiscuidade. Ligamos a Tv e vemos a podridão que assola Brasília. É a Câmara, o Senado, o Planalto, o STF e o PT: É muita sujeira junta. Depois vemos tiroteios nas “comunidades” (favelas), que de pacificadas não tem nada. É a derrota da segurança pública do Rio de Janeiro e do plano dos “Três Patetas” (Cabral, Paes e Beltrame). Logo depois vem as “facadas” e os esfaqueadores “de menor”, que tem a carteirinha do 007 (liberados para matar). Querem mais: Fifagate; Petrogate; Condenados pelo “Mensalão” presos “EM CASA” (Benesses do STF e de seus Ministros do Mal). Junte-se a isso: Desemprego (fruto da corrupção e incompetência do PT); Hospitais falidos; Educação sem verba; Resseção… Quem é que ainda tem ESTÔMAGO para ver os malvados sempre se dando bem? Que Babilônia é essa? Deveria ser Sodoma. Quero que este escritor e a Globo vão para p%$#!

  194. 116 Isael Aquino Pereira 01/06/2015 22:52

    Eu nem sei quem que escreve essas novelas!!!! mas o enredo, com certeza é de satanás!!!!!

  195. 115 marco miguez 01/06/2015 22:50

    foi muito violento a morte do motorista com um tiro na cabeça, poderiam mata-lo de outra maneira a mando da personagem da Gloria Pires (Beatriz) ou num acidente de carro. nunca daquela maneira.

  196. 114 Roberto 01/06/2015 22:46

    As últimas novelas da globo … Oque procuram colocar nas famílias brasileiras é que o homossexualismo é normal … A resposta está vindo para os autores .. Um descrédito total…autores sem vibração…enredo ruins , já chega que vivemos no dia a dia ,,, falcatruas , traições, mortes , impunidade.. Enfim os telespectadores estão dando a resposta …

  197. 113 Maria da Silva Costa 01/06/2015 22:46

    Concordo com tudo escrito por Layssa Campanini.
    Sinto muito pelo elenco é muito bom mas o autor deve ter esquecido que após um dia cheio,engarrafado nas grandes cidades, a corrupção estampada todos os dias nos jornais não queremos perder tempo com tantas cenas desagradáveis.
    Não esquecendo do fracasso do final da novela anterior em que “A Mãe incentivava o filho a inveja , ao ódio pelo pai’ . E o FILHO ASSASSINAR O PRÓPRIO PAI.
    Foi o cúmulo do absurdo.
    É necessário repensar sobre a Família Brasileira; somos nós que damos audiência!

  198. 112 marco miguez 01/06/2015 22:46

    foi muito violento a morte do motorista com um tiro na cabeça, poderiam mata-lo de outra maneira a mando da personagem da Gloria Pires. ou num acidente de carro. nunca daquela maneira.

  199. 111 João Eduardo 01/06/2015 22:37

    a formula – inicio de novela no exterior…. excesso de exposição LGBTS (coisa que só a Globo insiste em ter em suas novelas)… empresário(a) milionário(a)….. triangulo amoroso…. questões sociais (homofobia, heterofobia, racismo, religião, etc..), crimes e prostituições já virou agua de “bastata” A Globo se superou em mediocridade com esses autores que aí estão, Saudades de Janet Clair e autores da época, estes sim sabiam mostrar o que o público realmente queria.

  200. 110 Estevam 01/06/2015 22:36

    Novela no Brasil é a velha forma pífia em querer atingir a grande massa impondo sorrateiramente métodos, conveniências de época e transformações culturais a bel prazer dos poderosos da mídia. Sem dúvida, Babilônia é um grande fracasso, não só do autor, mas daqueles que pensam ainda impor sua vontade na telinha como se um bando de acéfalo estivesse a dormir. Basta, chega de ridículos, a exemplificar um beijo entre duas artistas, pura crueldade de um enredo que já concebido fora de parâmetro, prova disso, sua baixa audiência e desinteresse completo pelos assuntos ali abordados.

  201. 109 Tadeu Jorge do Nascimento Ulian 01/06/2015 22:36

    Uma novela escrita por um depravado mental, só poderia sofrer a maior rejeição da televisão brasileira.Gilberto Braga e a Globo estão levando uma surra pelas imoralidades que tentam destruir os valores morais da família brasileira.Se depender de muitas famílias a Rede Globo vai amargar mais uma derrota com a nova novela Verdades Secretas” onde tentam glamourizar a prostituição

  202. 108 pcryo 01/06/2015 22:35

    foram com o pé muito embaixo!!! acharam que estavam acima do bem e do mau

  203. 107 ELEUZA 01/06/2015 22:32

    PÉSSIMA, NOVELA POR NÃO TER APROVEITADO O EXCELENTE ELENCO. A HISTÓRIA É HORRÍVEL, DUAS DAMAS DA TELEVISÃO VIVENDO PAPEL DE CASAL. PÉSSIMA, TEM QUE AFUNDAR, POIS ESSE HORÁRIO A FAMÍLIA ESTÁ REUNIDA. AINDA BEM QUE TV PAGA.

  204. 106 Eleilson 01/06/2015 22:29

    Acho que já esta na hora dessa novela ser encerrada, pois a trama não vem agradando ao telespectador, pois ela não trouxe um tema critico que chamasse atenção. É melhor assistir uma novela de comédia do que uma novela sem começo e sem fim, sem fundamento. Muito embora, essa novela tenha trazido tema critico da sociedade de hoje: Homofobia, o crime, a violência, o preconceito e a prostituição.. Entre esses temas o mais repugnante foi relacionamento de duas idosas mãe de filhos e netos se passarem por um papel homofóbico.

  205. 105 MARY 01/06/2015 22:29

    definitivamente,não se faz novelas como antigamente.esta babilôna foi pra acabar…o autor pegou pesado,os atores maravilhosos que são dando o luxo de fazer um papel ridiculo,.o povo ta acordando,dar ibópe a um prorama destes seria o fim ,na minha casa não deixo por na globo durante esta novela,que vem contra a lei de Deus totamente,não aceito uma coisa abminável dentro da mina casa,,ainda bem que tem os dez mandamentos pra se ver…será que acabou as historias boas neste país? que pena ja estamos cheios de ver coisas ruins num governo ruim…ai a noite qndo podiamos parar pra ver algo legal vem esta novelinha de quinta..desculpe,,vi so primeiro capitulo e nunca mais perdi meu tempo,obs…sou católica.

  206. 104 neide 01/06/2015 22:28

    Porque o Gilberto Braga não se inspira na autora da novela das seis e escreve uma novela sem vilão, só falando do cotidiano das pessoas.

  207. 103 Zenilson Aguiar 01/06/2015 22:23

    Diante de tantos problemas enfrentados por todos nós, brasileiros, enganados por todo tipo de gente, e todo tipo de entidades (sejam no transporte público, no metrô, no shopping, no banco, no detran, na prefeitura, no governo estadual e federal, etc,etc…), após tantas horas de trabalho e um sufoco para estar em casa e descansar, nos deparamos com uma programação pobre, débil, manipuladora, indireta, cadente… que nos querem impor como nas novelas, nos telejornais com notícias manipuladas e dirigidas e outros programas que de nada trazem a construir e contribuir para nosso conhecimento e vivencia de vida. Então o que se passa hoje nas TV’s estão a cada dia menos interessantes a todos nós telespectadores. E a Rede Globo então é especialista em querer manipular e controlar toda sua programação com seus temas nas novelas, nos telejornais, esportivos, entrevistas… com o intuito de nos fazer “manipulados”,
    quando sabemos q a tal empresa está atolada de safadezas, manipulações em contratos, dinheiro do governo emprestado, e tantas outras atitudes suspeitas que juntando tudo, não sentimos a menor vontade de estarmos diante da TV para assistir essas “merdas” de programas. Basta!! Não somos mais TOLOS.

  208. 102 MARLI AZEVEDO 01/06/2015 22:23

    Ai GLOBAIS, SE FIZEREM NOVELAS MOSTRANDO A REALIDADE SOCIAL DOS BRASILEIROS
    PODEM CRER É SUCESSO. PORQUE A RIQUEZA QUE VEM MOSTRANDO ESTÁ MUITO LONGE DE SER A NOSSA REALIDADE. E LHES AFIRMO RICOS NÃO ASSISTEM NOVELAS E AS DEMAIS CLASSES NÃO GOSTAM DE OSTENTAÇÃO. NO PASSADO ACHAVAM BACANA HOJE QUEREM DISTANCIA DE MILIONÁRIOS. A RIQUEZA QUE AS NOVELAS EXIBEM. SABEMOS MUITO BEM A ORIGEM DE TANTO…….
    UMA SUGESTÃO QUE AGRADA A TODOS E FAZ O IBOPE DECOLAR. QUE TAL NOVELAS COM HISTÓRIAS REAIS ROMANCEADAS. MAS NADA DE HISTÓRIA MIDIÁTICAS. HÁ TANTAS HISTORIAS LINDAS “TA AÍ” SE GOSTOU PEGA. EU NÃO ASSISTO HÁ TEMPOS MAIS SE FOSSEM TEMAS REAIS, FARIA A MAIOR CAMPANHA OK

  209. 101 EU 01/06/2015 22:22

    AS NOVELAS DA GLOBO PERDERAM QUALIDADE FAZ TEMPO, SALVO ALGUMA EXCEÇÃO ESTÃO DE MAU A PIOR, PERDEM AUDIÊNCIA PARA O VALE A PENA VER DE NOVO COM REI DO GADO PASSANDO PELA 4 VEZ . SE PASSAR CHAVES NO HORÁRIO DE BABILÔNIA, É PREFERÍVEL ASSISTIR CHAVES DO QUE ESTA PORCARIA

  210. 100 Franco 01/06/2015 22:20

    A direção da rede globo deve ver as novelas de outras emissoras. Onde qualquer pessoa digna pode assistir. assisto sempre as novelas da globo. mas percebo que quando sento para assistir esta novela me sinto numa zona de baixo nível só sacanagem. A globo como formadora de opinião esta estragando as pessoas que assiste este tipo de programa.

  211. 99 MARLI AZEVEDO 01/06/2015 22:19

    Ai GLOBAIS, SE FIZEREM NOVELAS MOSTRANDO A REALIDADE SOCIAL DOS BRASILEIROS
    PODEM CRER É SUCESSO. PORQUE A RIQUEZA QUE VEM MOSTRANDO ESTÁ MUITO LONGE DE SER A NOSSA REALIDADE. E LHES AFIRMO RICOS NÃO ASSISTEM NOVELAS E ASDEMAIS CLASSES NÃO GOSTAM DE OSTENTAÇÃO. NO PASSADO ACHAVAM BACANA HOJE QUEREM DISTANCIA DE MILIONÁRIOS E A RIQUEZA QUE AS NOVELAS EXIBEM. SABEMOS MUITO BEM A ORIGEM DE TANTO…….
    UMA SUGESTÃO QUE AGRADA A TODOS E FAZ O IBOPE DECOLAR. QUE TAL NOVELAS COM HISTÓRIAS REAIS ROMANCEADAS. MAS NADA DE HISTÓRIA MIDIÁTICAS. HÁ TANTAS HISTORIAS LINDAS “TA AÍ” SE GOSTOU PEGA. EU NÃO ASSISTO HÁ TEMPOS MAIS SE FOSSEM TEMAS REAIS, FARIA A MAIOR CAMPANHA OK

  212. 98 Lillo Dias 01/06/2015 22:13

    Banalização de valores, ataque a mais importante instituição: a familia, tentativa as vezes levada ao exagero de nos convencer que o errado, agora, é certo.
    Os autores homossexuais, ainda não entenderam que a irmãzinha defende a classe com opinões falsas, e viajam nessa idéia, desvalorizando a moral e os bons costumes, pobres idiotas.
    Quero crer que muitos defendem que o homossexualismo é normal, mas poucos desejariam ver um de seus filhos nessa condição.
    Espero mesmo, de todo o meu coração que esse nosso povo não mergulhe na hipocrisia, e viva com valores destruidos, apenas pra se sentir intelectuais chic.

  213. 97 Carlos Lima 01/06/2015 22:06

    Acho muito pouco, o povo deveria ter dado 0 de audiência, a globo não é dona da razão não e não pode sair afrontando as pessoas com cenas lamentaveís como beijos gay cenas de sexos e outras coisas mais, acho que os valores estão invertidos cada um tem o direito de fazer as suas escolhas ninguém tem nada com isto, Agora é preciso lembrar que hoje muitos tomam atitudes provocativas pelo simples fato de querer provocar então essas pessoas que formam opiniões deveriam fazer algo para melhorar tudo isto que ai estar e não criar situações que só levam a piorar mais ainda. Bem feito.

  214. 96 gloria maria correa braga 01/06/2015 22:02

    Começa a novela pego o controle e mudo de canal… Não gostei desde o 01º capítulo.. meu marido disse que gosto de contos da carochinha… Só que a realidade já vivemos com ela , e sentimos a necessidade de sonhar, rir, até chorar mesmo que seja fictício. Então quem sabe na próxima novela o autor consiga fazer um mister de ficção e realidade..

  215. 95 Thiagão 01/06/2015 22:01

    Na boa galera… A história de Moisés e os 10 Mandamentos da Record DÁ DE 10 A ZERO na rede esgoto de televisão, verdade seja dita, as novelas da Record a muito tempo estão melhores do que a globo que sempre alienou a população brasileira com seu conteúdo inútil. FATO !

  216. 94 Erik 01/06/2015 21:56

    Uma trama que só exalta o que há de pior nas pessoas? o que há de bom num lixo desse? O país encaretou de vez? O sr. é que vive alienado e não conhece o próprio pais, pois aqui ainda existe pessoas de bem, que detestam essa incitação a se tornar um mal caráter, ou “normalizar” que coisas subversivas são boas, se aposente.

  217. 93 vinicius tetec 01/06/2015 21:51

    A BABILONIA A TEMPOS CAIU , ESSE AUTOR MEDÍOCRE E FDP VEM FALAR QUE O PAIS ENCARETOU OU ELE QUE NÃO ESCRÚPULOS , PONDO DUAS SENHORAS A SE BEIJAR COMO QUEM ESTIVESSE COMEÇANDO A CARREIRA TOPANDO QUALQUER PAPEL
    ESSE FRACASSO FOI ANUNCIADO A 2000 ANOS ATRAS E LOGICO QUE NÃO PODERIA SER SUCESSO .

  218. 92 Maria 01/06/2015 21:49

    não me interessei, nunca assisti nenhum capítulo, pois percebi que seria péssima antes mesmo de começar, a única novela que gosto de assistir na globo é o Rei do gado no vale a pena ver de novo …

  219. 91 lindinalva 01/06/2015 21:36

    não gosto de alguns autores, acho eles muito repetitivos, eles nunca mudam a expressão sempre a mesma, e referente o Homossexualismo acho um absurdo quererem fazer as pessoas a aceitar de qualquer maneira, cada pessoa tem um ponto de visto ainda acredito que família e um homem e mulher e não um casal de homem, eu respeito que e diferente de aceitar, cada um segue aquilo que acredito e ponto, mas não tem que fazer as pessoas aplaudirem algo que vai contra seus princípios. e nos brasileiros estamos cansados de violência na vida real ate na ficção tem ser algo mais engraçado sem tantas maldades.

  220. 90 lindinalva 01/06/2015 21:32

    não gosto de alguns autores, acho eles muito repetitivos, eles nunca mudam a expressão sempre a mesma, e referente o Homossexualismo acho um absurdo quererem fazer as pessoas a aceitar de qualquer maneira, cada pessoa tem um ponto de visto ainda acredito que família e um homem e mulher e não um casal de homem, eu respeito que e diferente de aceitar, cada um segue aquilo que acredito e ponto, mas não tem que fazer as pessoas aplaudirem algo que vai contra seus princípios.

  221. 89 reni 01/06/2015 21:26

    nunca assistir um capitulo completo da novela, mas as poucas vezes que olhei de relance percebir que há uma dose exagerada de maldades, e como se não bastasse num país onde estamos caminhando para maioria evangelica tentar já no primeiro capitulo empurrar goela abaixo um bj gay entre duas senhoras é muito violento para todos nós, independe de segmento religioso. cito como exemplo a novela das 19:hrs que terminou, umm folhetim calmo, tranquilo sem violencia moral. a globo e toda sua direção tem que entender que o que vcs. aceitam com naturalidade, ainda choca e muito.

  222. 88 victor refiel 01/06/2015 21:25

    As pessoas estão curtindo coisas mais light : novela das 18 horas , sem maldade ex: a novela do Zelão com a professorinha , Sete Vidas só se explora sentimentos e não valores , as maldades são do coração despedaçado e magoado e não da ganância pelo dinheiro e ou poder.Abçs.

  223. 87 Patrícia Rodrigues 01/06/2015 21:24

    A novela seria ótima senão tivesse aceitado a chantagem da sociedade conservadora brasileira.

  224. 86 Tânia 01/06/2015 21:24

    Novela é coisa do passado, não é Babilônia que é ruim, são todas. Criem outras opções para TV, novela já deu o que tinha de dar. Aceitem isto.

  225. 85 Katya 01/06/2015 21:05

    Concordo com todos os comentários acima. A Televisão deveria ser dar bons exemplos, em prol de valores do bem. Ao invés disso só ensinam violência, traição, corrupção, maldades, desconstrução do casamento onde todo mundo trai todo mundo, roubar, matar, com os bandidos sempre se dando bem no final. O fracasso da novela não é dessa novela, vem ao longo do tempo. As pessoas não aguentam mais tanta falta de moral e tragédias. Aliás, a programação toda deveria ser repensada.
    É uma apelaçao!!!!

  226. 84 ANDN 01/06/2015 20:53

    Ninguém assiste mais simplesmente porque é barra pesadíssima todo o enredo! Como nas outras novelas. Só tem gente mau caráter…
    Os personagens são muito mal construídos e o enredo também. A toda hora novos conflitos, novos dramas, novos bandidos.
    Foi se o tempo que se chegava em casa e ligava-se a Tv pra ver Regina Duarte e Glória pires se atracando, Beatriz Segall com a maldade, sinismo misturada com glamour, Renata Sorrah dando show como alcoolatra…
    Eu não queria perder um capítulo de Tieta, com a betty faria, Joana Fom, Ary Fontouro como o coronel e as suas rolinhas…
    Concordo com tudo que foi dito acima.
    Os tempos mudaram!!!

  227. 83 Dina 01/06/2015 20:43

    Infelizmente o povo gosta de ser engado e de viver na hipocrecia!! A novela está levando a tona todas as barbarieis que acontece no cotidiano de muitas famílas. Envolvendo falsos politiícos,hipocrecia,mentiras, injurias, Homosexualismo, o que muitos preferem se fazerem de cegos para não enxergarem a realidade dentro de casa.Dentre outros tópicos envolvendo a realidade do dia dia a dia.
    Galera fala sério a verdade doí né?

  228. 82 Andreia 01/06/2015 20:42

    Não e um boicote ao autor ou a Globo. Os autores tem que rever seus valores . O povo não quer que as novelas incutem opiniões das quais não concordam . Eles não mudam o roteiro e insistem em cenas de sexo e violência . Outras emissoras já descobriram isso e estão preenchendo o espaço que está carente de boas histórias . Acordem .

  229. 81 Antonio Carlos 01/06/2015 20:38

    Eu não assisto, ou melhor, vi algumas poucas vezes, mas não tenho nada contra, já que assisti Avenida Brasil.
    A culpa não é só do autor, apesar do texto ser muito fraco. O problema é que a Globo já era.
    Desde aquela novela da Turquia, que eu não lembro o nome, não tem nada que preste.
    Viva o Netflix.

  230. 80 Cibelle Silva 01/06/2015 20:36

    Além da história ser ruim, vcs vão me odiar, mas o que ajuda no fracasso também é o elenco estrela: GLORIA PIRES É MARAVILHOSA, LINDA, MAS O QUE MUDA EM SEUS PERSONAGENS É APENAS O NOME, POIS A PERSONALIDADE DE TODOS CONTINUA SEMPRE A MESMA.
    O MESMO ACONTECE COM CAMILA PITANGA.
    ADRIANA ESTEVES CARREGARÁ PRA SEMPRE A IMAGEM DA CARMINHA!! NUNCA VAI SE LIVRAR DELA.
    Solução:
    Encerrar antecipadamente a novela para não causar maiores prejuizos principalmente aos atores.

  231. 79 JOÃO 01/06/2015 20:27

    Eu que sempre vi as novelas das 09:00hs da globo, estou feliz vendo a novela da Record. Sabem porquê? Por mais que eu os respeite, não quero ver dois homens ou duas mulheres se beijando na minha sala. É lamentável que a maior rede de TV fora dos EUA queira impingir como normal, comportamentos que a esmagadora maioria dos pais não querem para seus filhos, embora muitos não admitam em público. Gay em novela tem que ser afetado e fazer graça. E só. E a GLOBO que se cuide e se reposicione, porque depois que o povo descobrir que dá para ver novela em outro canal, adeus. Não vai recuperar facilmente.

  232. 78 Maria Clara 01/06/2015 20:25

    As pessoas estão espantadas com tanto egoísmo e maldade, falcatruas…. então, estão enojadas de si mesmas! Caiu a máscara, o mito do brasileiro simpático e bonzinho acabou, essa é a realidade do país! Olhar no espelho está doendo!!! Não que eu goste de novelas, jamais assisti qualquer uma, mas os comentários dão uma aula de sociologia da mentalidade tupiniquim! E falar em homofobia querendo dizer o contrário, é muito engraçado!!!! rsrsrs

  233. 77 ARTHUR CEZAR 01/06/2015 20:22

    FALTA DE RESPEITO COM A FAMILIA BRASILEIRA. TUDO MUITO RIDICULO. O REI DO GADO REPRESANDO É MUITO MELHOR. BABILÔNIA, O NOME JÁ DIZ TUDO. O PIOR É QUE JOVENS VENDO ISSO, ELES QUEREM FAZER NA ESCOLA E ACHAM TUDO NORMAL E A ESCOLA VIRA UM CAOS PORQUE VIRAM NA TV E TEM QUE ENGOLIR COMO SE FOSSE TUDO NORMAL. INVERSÃO DE VALORES TOTAL.

  234. 76 Nina 01/06/2015 20:18

    eu gosto de babilônia, perdi o “tom” inicial que parece ter causado revolta, mas eu gosto sim.

  235. 75 Joliezsus 01/06/2015 20:15

    Império a ultima novela tinha uma empresa e o dono tinha uma garçoniere para sua amante.Babilonia tambem tem.Nada se cria tudo se copia. Agora vamos falar sério, novela é para entreter e não para mostrar a parte reim do ser humano, isso o telespecatador sabe de cor e salteado.
    Mostrar um prefeito evangelico que toda hora fica falando Altissimo, e é o maior pilantra, isto é acintoso para algumas cabeças desavisadas. Muito realismo as vezes pode ser um tiro no pé. Babilonia pra mim me lembra viagem que fiz a Europa em 2012. Lá tudo é exacerbadamente grandioso e com pouco tempo para ver tudo. Babilonia me parece excessivamente grandiosa nas mazelas do ser humano que ela escancara a mão cheia, e o telespectador não tem tempo nem estomago para digerir.

  236. 74 Selma 01/06/2015 20:14

    Tomara que o povo aprenda que novela só emburrece e ensina coisas ruins. Seria bom uma campanha: SEJA SENSATO! NÃO ASSISTA NOVELAS DA GLOBO!

  237. 73 celia alves q. vieira 01/06/2015 20:13

    É uma pena o que a Globo esta fazendo com atores bons, mas chega de tanta maldade, corrupção, brigas, sexo, e por ai vai, A noite é para relaxar, assistir o que a Globo anda passando é uma perda de tempo e dinheiro, Chega de Babilônia, o mundo já esta de pernas para cima, graças a Deus que inventaram o controle remoto.

  238. 72 maria madalena 01/06/2015 20:13

    A novela deve ser retirada do ar o quanto antes!

  239. 71 edi 01/06/2015 20:07

    O problema maior nas novelas, principalmente das 21:00 está na abordagem de temas muito pesados. Acredito que de realidade já estamos fartos, violência, traição, corrupção e outras tantas coisas já passam em todos os jornais o dia inteiro, não há a necessidade de ver isso na novela também.
    O sucesso de novelas como Sete Vidas, por exemplo, está na leveza, no sonho, torcer pelo mocinho e pela mocinha, esperar o beijo entre eles. É o conto de fadas.
    Além disso, o Brasil não é o Rio de Janeiro, muito menos Leblon, Cobacabana, Ipanema, etc. Nem a realidade do Rio de Janeiro é essa vendida na tv. Queremos ter identificação com os personagens retratados, torcer por eles, esperar com ansiedade o último capítulo e sentir que ainda há esperança quando o mau caráter se dá mal no final, pelo menos na novela.

  240. 70 fernando 01/06/2015 20:05

    A globo trabalha para reforçar os atos que a “democracia” praticada pelo nosso governo. È liberdade, golpes, suborno , desvalorizar a família.

  241. 69 Nirso 01/06/2015 20:05

    A novela esta muito chata, tem que por um pouco mais de adrenalina. As maldades são sempre as mesmas, falta um pouco de sangue, miolos explodindo por tiro, sangue escorrendo. e também as cenas de sexo precisam evoluir com cenas de sexo explícito, não só de casais mas também sexo grupal. Quem sabe por o elenco todo transando. Tem que ousar.

  242. 68 Carlos 01/06/2015 19:59

    O que acontece é que as novelas estão glamorizando demais a perversidade, as falcatruas, e de certa forma ridicularizando a ética, os bons costumes. Quem sabe tentar voltar as origens e conquistar o público ao invés de pelo ódio pelo amor, pelas grandes paixões como tantas outras novelas do passado, afinal o povo mudou, a cultura do país evoluiu, o brasileiro amadureceu, só as grandes redes de tv ficar paradas no tempo.

    Também é preciso notar que até a programação televisiva sofre os efeitos do boom da internet, Smartfones, WiFi, que propiciam diversão mais democrática que os canais ditos abertos( ao que a grade das emissoras permite escolher) . É meio que o drama que as rádios sofreram com a chegada da TV. Por isso as emissoras de tv vão ter que se reinventar aproveitando a era da tv digital para oferecer maior interatividade nas programações de tv para fidelizar o público como acontece com os Smartfones, internet. etc.

    • SUELI FIGUEIREDO 02/06/2015 14:23

      Até que em fim o brasileiro acordou e deu um basta para novelas que tem como objetivo impôr uma mudança de comportamento em relação à família, que não representa de verdade a família brasileira. A família brasileira é careta sim! E é careta, porque sabe que todo ser humano tem o direito a ter um pai e uma mãe, de sexos diferentes, pois está é origem do ser humano…é a genética, é a natureza humana…e quem é a Globo para achar que seu poder já chegou neste nível? Temos que respeitar as diferenças sejam elas quais forem, mas a cultura e tradição de um povo, também tem que ser respeitada…Por que não combatem questões mais relevantes como a grave crise política, da saúde, da educação e por ai vai? Ao invés de atrairem mais respeito para a causa da homossexualidade, estão atraindo cada vez mais antipatia…porque estão querendo que a familia brasileira engula “goela abaixo” uma questão que não é uma demanda da sociedade brasileira, mas de grupos, que são justamente, os autores de novela e que decidiram fazer um lobby e trabalhar em causa própria…a sociedade brasileira está começando a se impôr diante da poderosa mídia brasileira…

    • Maria da Graça 02/06/2015 13:02

      O Cidadão brasileiro já anda tão…tão infeliz com tanta desgraça, baixo salário e corrupção no pais que agora acho que despertaram!!! Não convém deixar entrar em seus lares, assuntos que não edificam! inveja, mortes, traições, etc…Tudo isso é demais para os nossos corações.

    • Geronimo 02/06/2015 10:40

      Concordo com você a apelação das novelas são extremas. E ainda diz que é as novelas da globo são “Novela da família brasileira” a minha família pelo menos não compactua em nada. Mais tenho que agradecer a globo e as outras emissoras de tanta nojeira apresentada usei como argumento para assinar TV acabo. Assim tenho muito mais opções e vários canais interessantes de documentários, esporte, noticias etc. E como você falou também a internet nos ajuda a filtrar o que gostamos. E não acho que o país encareteou conforme o autor disse. E sim esses autores não sabem mais escrever novelas de conteúdo e enchem de porcaria.

    • Maria Francisca Ribeiro Dias 02/06/2015 10:24

      Péssima novela. Tudo que não presta o autor exibe. Que horror? Não precisamos disso, queremos algo que nos agregue valor.

    • ANTONIO 02/06/2015 6:53

      ESTA E A PARAISOPOLIS SAO DOIS LIXOS QUE DEVERIAM ACABAR ..TO COM A BANDA EM 1001 NOITES

    • vileite 02/06/2015 6:35

      Penso da mesma forma que você !
      Atualmente , a única novela que ainda estou assistindo é Sete Vidas. O resto para mim é lixo da pior espécie .

    • Regina Muniz 01/06/2015 22:02

      Acho que a rede globo, deveria parar de fazer novelas, não está conseguindo audiência em nenhuma, tá um lixo.
      Esta Rede de Televisão é horrível, manipuladora.
      Deveria acabar.

  243. 67 ANÍBAL DOS SANTOS FILHO 01/06/2015 19:58

    Lamentável! Mas, a novela, é péssima mesmo!

  244. 66 debora do carmo 01/06/2015 19:58

    cai babilônia!!!!!!

  245. 65 jorge 01/06/2015 19:50

    Simples. Quanto mais a Globo explorar homofobia, mais vai se afundando.
    Acordem autores! Não precisam exagerar tanto nas cenas.
    O pingo d’água foi o beijo das duas idosas. Daí pra frente o barco começou a afundar.
    Essa é minha visão de expectador.

    • ANDREA 02/06/2015 10:05

      CONCORDO PARABÉNS

    • zenaide gonçalves de assis 01/06/2015 23:10

      Nada de discriminação. O casal lésbica são duas atrizes maravilhosas e estão desempenhando muito bem o papel!
      O papel da Glória Pires realmente é o de uma vilã “gente fina” como muitos por aí.
      Acho que a novela está sendo muito bem conduzida e que retrata a personalidade humana.
      Nada de alfinetadas, tudo vai muito bem obrigada!
      Abraços e beijos à todos do elenco.
      O mais importante é fazer o que gosta e ser feliz.

    • Marcus 01/06/2015 21:32

      concordo plenamente, sou totalmente contra qualquer tipo de descriminação mais um beijo de duas senhoras foi muita apelação.

    • PointerMeier 01/06/2015 21:31

      Concordo plenamente com você,

  246. 64 Valdo Flores 01/06/2015 19:50

    Já temos coisas ruins demais nesse pais,as novelas estão apelando para esse caminho,traição ,violência,corrupção e tantos outros crimes.Além do homossexualismo, imposto a todo custo” guela” abaixo do povo,não que seja contra mas, tão pegando pesado. O papel da Camila Pitanga é irritante.Os personagens das lésbicas,horríveis.Estão queimando a Fernanda Motenegro e outros ótimos atores. Não tenho paciência mais com Babilônia.

  247. 63 Junior 01/06/2015 19:47

    Apesar de não ser telespectador diário de novelas, eventualmente assisto. Na minha opinião a citada novela é realista ao extremo, isso faz com que os telespectadores percam o interesse. Obra de ficção não pode perder o seu principal intuito que é de entreter o seu público, ficar apenas na realidade é apenas uma repetição de telejornal.

    • Josiane 02/06/2015 7:32

      Perfeito, Junior!
      Sacanagens de todos os tipos, a gente vê na política, no trabalho, na esquina, em todos os lugares. é um enaltecimento ao homossexualismo e às favelas que me dá náusea. Deixa as coisas existirem, mas não tente protagonizar e enfiar goela abaixo das pessoas.
      Sinto minha inteligência subestimada. Querem nivelar, POR BAIXO, a intelectualidade das pessoas. Pensam que todos somos geração PT. Me poupe!!!

  248. 62 Layssa Campanini 01/06/2015 19:37

    Depois da novela anterior a esta, decidimos , em família, não mais assistir novelas das 21:00 da Globo. Entendemos que querem nos enfiar goela abaixo, como normal, coisas que não consideramos normais. Esta novela Babilônia, está sendo rejeitada não porque é esta novela. Qualquer outra de qualquer outro autor , também seria rejeitada. É que a anterior foi tão pesada, tão amoral, imoral e sem limites , que saturou! Ninguém aguenta mais a falta de valores que querem nos impor.
    Esta rejeição é um protesto à Globo, para que reveja seus roteiros. Não pretendemos ver as próximas. Layssa

    • carlos 02/06/2015 11:36

      Comentario muito inteligente, penso da mesma forma acho que a emissora devia rever esta fixaçao por novelas isto já não agrada mais ao telespectador é tudo a mesmice.

    • Elias Veronezi 02/06/2015 8:21

      já faz um tempão que não assisto novelas faustinho zona total futebol, ouvindo comentários por aí, acho que o beijo das meninas foi muito no começo da novela…..e as pessoas que não usam o controle remoto, não gostaram ,mas também não mudaram de canal!!!!!!!!

    • Franco 02/06/2015 0:46

      Parabéns Layssa, estou com vc nesse protesto….Bye bye novelas e bye bye Globo..!!!

  249. 61 Marlene Nunes 01/06/2015 19:31

    Diante de tanta violências, desrespeitos, egoísmos, falsidades, traições, maldades, crimes, etc, etc…… E vem a globo com uma novela que tem tudo isso como ingredientes principais, incentivando pessoas inconsequentes a projetar e praticar o mau. O mundo estar precisando de exemplos de superação, de solidariedade, de amor, de amizade, de como vencer os obstaculas da vida.

    • luis leme 02/06/2015 10:44

      Marlene,parabens!
      A sua definição foi perfeita.

  250. 60 Margarete 01/06/2015 19:26

    Eu até achei corajosa a postura do autor ao desabafar…mas o caso não é que o país encaretou pelo contrário,prova disso é que se vc assiste as novelas antigas verá que hj os assuntos são mais abertos ,as cenas mais picantes em todos os sentidos, não se pode negar que isso é uma evolução. Há ,claro a hipocrisia em relação a muitas coisas…mas isso nunca irá ,
    ,infelizmente sumir. Os autores terão que saber lidar com isso sem perder a originalidade de seu trabalho( sei tb que isso é uma parte difícil). O que eu acho que acontece é que as pessoas chegam do trabalho ou trabalharam em casa ou sentam-se simplesmente naquele horário para se distrair ,espairecer,passar um tempo agradável em frente a tv. Tem que ter um pouco de tudo,temos que rir,chorar,ficar com raiva,ficar contente mas fundamentalmente relaxar….precisa prevalecer o riso e o sentimento de que existem mocinhos e mocinhas que vão mais vencer do que perder. Tem que existir um bom vilão ou vilã,ou não teríamos um enredo mas encher a novela de pessoas mau caráter é chato. Se for assim nós vamos assistir ao jornal onde eles falam dos politicos (a nata do mau caratismo),bandidos e golpistas. Tem que ter uma leveza embora seja no horário das 9 horas. Vamos correr atrás que ainda da tempo, Gilberto Braga é referência qdo o assunto é novela é um mestre e cercou se de atores competentes. Portanto mãos á obra.

    • Robson Aguiar 02/06/2015 11:34

      Parabéns Margarete, seu comentário, ao meu ver, é bastante lúcido e creio refletir uma opinião mais sensata à respeito do fracasso desta novela. Concordo plenamente que a novela tem que ser lúdica com pitadas de realidade pois o mal caratismo, falcatruas e outras “coisas” está explicitado nos telejornais.

  251. 59 CIRO 01/06/2015 19:21

    O MOMENTO QUE ATRAVESSA O PAÍS TBM TEM INFLUÊNCIA DIRETA NA AUDIÊNCIA DA NOVELA, O POVO ESTÁ DE SACO CHEIO DE TANTAS ARMAÇÕES AI VEM ALGO QUE ERA PARA DISTRAIR,AO INVÉS DISSO SÓ TEM ARMAÇÕES MALDOSAS,RELAÇÕES DE TRAIÇÃO,SEXO HOMOSEXUALIDADE A GLOBO ESTÁ TENTANDO DE QUALQUER FORMA FAZER PARECER TUDO NORMALIDADE O POVO EM GERAL AINDA É PRECONCEITUOSO NAÕ VAI EMPLACAR COM CERTEZA

    • juliana 01/06/2015 23:00

      concordo plenamente..
      ótimo comentário,,sem duvida se os autores estão dispostos a mudar essa baixa audiência das novelas que tal ler esse comentário.

      valeu ciro. e isso ai!!

  252. 58 walter schlobach 01/06/2015 19:13

    Novela ridícula, como todas as da globo, muita maldade, safadeza, sexo explícito, pederastia, lesbianismo, nada de construtivo, vejam a novela da record, mil e uma noites, isso sim é uma história do bem!!!

    • renaavalone 02/06/2015 10:48

      não perdemos a novela 1001 noites que é da BAND.Quem não assisti esta perdendo, belos atores, cultura turca, exemplos de família, estou adorando ,,,, descartei o JN que tá chatinho para ver a novela.

  253. 57 juki 01/06/2015 19:10

    As novelas estão ultrapassadas. As histórias, seus diálogos, seus enredos, tudo isso caiu por terra diante da realidade que vivemos, os autores infelizmente não conseguem mais captar o cotidiano. Além disso, o tal romance ao qual mostram nas novelas é coisa do século XVIII, bem desatualizado por sinal. E quanto mais o povo tem acesso a internet e tv por assinatura, mais aprendem que existem programas muito melhores que aqueles passados pela Globo. A emissora tenta a todo custo bestializar as pessoas, mas seus tempos de glória acabaram. Infelizmente tem artistas e bons roteiristas, mas infelizmente seus filtros politico-ideologicos não permitem que se façam programas e novelas melhores! Vão falir logo logo!

  254. 56 janete Cavalcante 01/06/2015 19:09

    Acredito ser uma retalhação ao final da novela Império, onde a vontade do público não foi respeitada, ninguém queria a morte do Imperador principalmente assassinado pelas costas pelo próprio filho! Esse tipo de realidade os jornais já nos apresentam todos os dias! As famílias brasileiras não precisam deste tipo de ” peso ” na hora do jantar!

  255. 55 maria marlene justo 01/06/2015 19:07

    Achei a novela com temas importantes que foram abordados. Gosto demais do Gilberto, não sei onde houve o erro, pois os artistas são de primeira linha, e o tema e o atual.
    Fiquei triste, mas gostei do desabafo do Gilberto, ele esta certíssimo,

    • Izabel Monteiro 02/06/2015 3:34

      O N´VEL DA PROGRAMAÇÃO ESTÁ TÃO RUIM FICA DIFÍCIL DIZER O QUE ESTA MAIS LIXO NA TELEVISÃO BRASILEIRA E NÃO É DIFERENTE COM A NOVELA DE GILBERTO BRAGA QUE RETRATA VIOLÊNCIA,TRAPASSAS, DESONESTIDADE, SEM HISTÓRIA CONTRIBUINDO NADA PARA AGREGAR ALGUM VALOR QUE VALHA A PENA NAS PESSOAS.É SÓ VIOLÊNCIA QUE SE ASSISTE NA TV E AQUELA NOVELA DA SETE OUTRA CHATICE, PÉSSIMA. UMA NOVELA DISPUTANDO COM A OUTRA QUAL É A PIOR.

  256. 54 luciana 01/06/2015 19:03

    O que é pior nessa novela é a Inês perseguindo a Beatriz e agora querem colocar ela com vitima , ela pode ter raiva sim da Beatriz mas o que a Beatriz tem haver se o pai dela se apaixonou por ela e se matou na cadeia então pra mim mostra que a Inês é obsecada pela Beatriz que acabou a levando a fazer coisas erradas eu acho que globo destorce muito as coisas no inicio a Inês era do mal maltratava a filha o marido chantagiava agora ela vai virar a mocinha da novela nao acho legal , e a Camila Pitanga estar horrivel nesse papel nao combinou com ela de ser a justiceira não gostei mesmo , e a cena do casal lesbico poderia ter sido mas leve no primeiro capitulo por isso afundou a novela não é preconceito e tipo é apelação eu achei

    • jane da fonseca pereira 01/06/2015 19:30

      Falo por mim e por inúmeras amigas, O FRACASSO DA BABILÔNIA DEVE=SE A DECEPÇÃO PELO FINAL DA NOVELA ANTERIOR QUE MATOU O COMENDADOR, A REVOLTA ´´E GERAL, ESTAMOS BOICOTANDO A GLOBO, COM SUA ETERNA MALHAÇÃO, FINAIS IDIOTAS QUE CONTRARIAM A VONTADE DO POVO E REVOLTAM TANTA FALTA DE RESPEITO COM O PÚBLICO, TODAS NOS SENTIMOS VIÚVAS DO COMENDADOR, QUE NOJENTO O FILHO MATAR O PAI, E NOS ROUBAREM O PERSONAGEM MAIS AMADO DOS ÚLTIMOS TEMPOS.SALVA-SE A SETE VIDAS E O REI DO GADO, AS VIDEO CACETADAS, O CONCURSO DE SALTOS DO LUCIANO, O RESTO É UMA GRANDE PORCARIA, DESCULPEM.

  257. 53 ivanete 01/06/2015 18:49

    Concordo, é maldade o tempo todo…satura

  258. 52 Luana 01/06/2015 18:44

    Infelizmente, a Globo está uma decadência. Faz muitos anos que não assisto mais novelas dessa emissora. Motivo? Uma apelação geral. Não tem mais uma história de amor, não deixa mais o telespectador com ansiedade para o próximo capítulo. Basta rever algumas novelas dos anos 70/80 para ver a estrondosa diferença. As atuais, são um escândalos, sem a mínima condição da família brasileira se sentar no sofá e assistir. Atualmente, estou vidrada na novela 10001 e Uma Noites/Band. Isso sim, é novela!
    Enquanto os autores das novelas globais não se conscientizarem que o telespectador quer assistir uma novela de qualidade, a Globo vai cair a cada dia que passa.

    • vanda 01/06/2015 21:00

      Concordo plenamente, a vida já não está facil e a globo incentva a violência através das novelas, sem contar dos péssimos programas como: BBB, Faltão, Malhação, Esquentq e outros.

  259. 51 Ronaldo Tadeu 01/06/2015 18:30

    Eu não assisto mais essas novelas por causa disso. Acho que é muito degradante para a TV Brasileira colocando tipos de cenas que ensinam coisas erradas para o Público. Hoje em dia a vida da gente já esta tão perturbada e a TV em vez de dar lição, ensinar coisas boas, vivem só dando maus exemplos como roubar, matar e humilhar as pessoas. isso vem acontecendo a muito tempo já. E não é só na novela Babilônia não, até na novela Malhação que era uma série mais leve, agora é só violência. Acho que os autores de novelas deveriam colocar cenas mais leves e não pegar tão pesado assim. Por isso que a audiência não vai para frente. E tem gente que gosta desse tipo de coisa…..Antigamente a uns 15 anos atrás eu gostava de assistir novelas eram interessantes e alegres, hoje…

    • CRISTINA BARCELLOS 02/06/2015 6:57

      Não assisto TV aberta desde 2013. Motivos: Quero notícias VERDADEIRAS, programação leve, educativa,… Novelas pesadas? Basta ler jornais ou conversar com amigos. Sabemos que tudo isso acontece e o que deveria relaxar as pessoas, irrita, revolta, choca e querem audiência?
      O povo está cansado e com medo.
      Fico muito bem com as TVs fechadas e nem as “NEWS” assisto.
      Imagine se minha família assistisse essas programações e perto das crianças e adolescentes.
      Essas emissoras, estão “destruindo” o verdadeiro conceito FAMÍLIA.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.